Há três anos, o Grêmio esteve muito perto de contratar Lucas Zelarayán. O argentino que estava no Belgrano quase veio para Porto Alegre, mas acabou acertando com o Tigres, do México. Há três temporadas no futebol mexicano, onde atuou ao lado de nomes como o volante Rafael Carioca, o chileno Eduardo Vargas e o francês Gignac, o meia está prestes a deixar a equipe treinada pelo brasileiro Ricardo Ferretti. Em meio a um processo de renovação, ele tem apenas mais um mês e meio de contrato.
O jogador já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube e sair livre. De acordo com o jornal Récord, o Pumas e o Cruz Azul, ambos do México, têm interesse no atleta de 26 anos. Recentemente, o Santos chegou a negociar com o Zelarayán por indicação de Jorge Sampaoli. Com a chegada recente de Uribe ao elenco do Peixe, seu acerto com o clube paulista tornou-se menos provável.
Zelarayán esteve na mira do Grêmio em 2016. Na época, Rui Costa era o gerente executivo gremista e negociava a vinda do argentino. O Tricolor acabou perdendo a disputa com o Tigres por conta da alta do dólar, que favoreceu os mexicanos na hora da negociação.
O Tigres é o atual campeão do Clausura. Na campanha do título, o meia-atacante disputou 22 jogos (de um total de 42) e marcou cinco gols.