Árbitro da partida de volta da final do Gauchão 2019, Jean Pierre Lima divulgou nesta quinta-feira (18) a súmula do Gre-Nal 420. Pelo lado do Inter, D'Alessandro e Odair Hellmann foram citados pelas expulsões no momento da marcação do pênalti sofrido por Bruno Cortez. Entre os gremistas, Renato Portaluppi foi expulso durante as cobranças de pênaltis.
Também no lado azul, o árbitro relatou que um torcedor do time da casa foi flagrado atirando um copo no gramado no momento da confusão envolvendo o treinador colorado. Segundo o documento, o Grêmio já identificou e puniu o responsável.
Há ainda relatos de um tumulto envolvendo o assessor de imprensa gremista e Francisco Novelleto e Luciano Hocsmann, presidente e vice da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Confira o trecho que envolve os gremistas na súmula do Gre-Nal 420:
"Durante a decisão por pênaltis, expulsei da área técnica o Sr. Renato Portaluppi, treinador do Grêmio F.B.P.A., por invadir o campo para dar orientações a sua equipe. Informo que o mesmo saiu sem maiores problemas.
Quando o treinador do S.C. Internacional estava deixando o reservado após expulsão, foi arremessado um copo plástico no gramado, vindo da torcida do Grêmio. De acordo com o boletim número 3809 da Polícia Civil, o clube identificou e encaminhou o acusado como sendo Douglas Qader Lara.
Após o final da partida, já no vestiário, fui informado pelo delegado da partida, Sr. Marcos Roberto Caduri de Almeida, que durante a premiação da FGF, o Sr. Francisco Novelleto e seu vice, Sr. Luciano Hocsmann, foram abordados e ameaçados pelo assessor de imprensa do Grêmio, Sr. João Paulo da Fontoura. O delegado informa que irá detalhar tal fato em seu relatório extra."