Sob forte neblina — e até com partes do campo cobertas por geada —, o Grêmio fez o último treino antes da viagem a Florianópolis, onde enfrentará o Avaí pela segunda rodada do Brasileirão, na quarta (1º), às 19h15min, na Ressacada. O primeiro momento da atividade foi fechado para a imprensa e, quando Renato Portaluppi permitiu que os jornalistas acompanhassem o encerramento do trabalho, Geromel e Kannemann não participavam do rachão.
Os zagueiros foram poupados de, pelo menos, parte do treino. Escolhido para conceder entrevista coletiva antes do embarque, Juninho Capixaba não abriu o jogo quando perguntado sobre os colegas da defesa.
— Se o treino foi fechado, é segredo — despistou.
A ausência dos dois defensores — ou até mesmo de um deles — possivelmente provocaria um novo improviso no setor, já que Paulo Miranda, que ainda se recupera de lesão, apenas correu ao redor do campo suplementar do CT Luiz Carvalho. As outras opções seriam o zagueiro Rodrigues, promovido da base neste ano, e o volante Michel, que já atuou improvisado na posição.
Como a tendência é de preservar titulares no domingo, às 19h, na Arena, contra o Fluminense, Renato Portaluppi deve colocar um time misto em campo contra o Avaí. Portanto, o provável Grêmio tem: Paulo Victor; Léo Gomes, Geromel, Michel (Rômulo) e Cortez; Romulo (Michel ou Montoya) e Matheus Henrique; Diego Tardelli, Jean Pyerre (Luan) e Everton; André.