Na lanterna do Grupo H da Libertadores, o Grêmio embarca nesta semana para o Chile para enfrentar a Universidad Católica na próxima quinta-feira (4), às 19h, no Estádio San Carlos de Apoquindo. Além das malas, equipamentos, uniformes e materiais em geral, Renato Portaluppi também levará na bagagem um histórico negativo: em cinco partidas disputadas na história, o Tricolor venceu os chilenos apenas uma vez.
Em cinco duelos, o Grêmio conquistou uma vitória, dois empates e sofreu outras duas derrotas. A vitória, porém, traz boas lembranças. Afinal, em 1998, o time de Celso Roth e Ronaldinho aplicou 5 a 1 nos adversários no estádio Olímpico e, mesmo com o empate fora de casa na rodada seguinte, garantiu a classificação.
No entanto, as derrotas são mais recentes, na Libertadores de 2011. A Universidad Católica, na época comandada pelo argentino Lucas Pratto, tratou de vencer os gremistas nos jogos de ida e volta e acabaram eliminando os gaúchos nas oitavas de final da edição daquele ano.
Enfrentando problemas na equipe, Renato Portaluppi tem algumas dúvidas para escalar a equipe. Pedro Geromel se recupera de lesão e corre contra o tempo para voltar a formar dupla de zaga com Kannemann. Se ele não atuar, Michel pode ser deslocado para a zaga, abrindo uma vaga no meio-campo e fazendo com que a equipe inicial tenha mais lacunas em aberto.
Com isso, o time que entrará em campo no San Carlos de Apoquindo deve ter: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Michel, Maicon; Marinho (Thaciano), Luan, Everton; André (Diego Tardelli).
Histórico de Grêmio e Universidad Católica:
- 5 jogos
- 1 vitória do Grêmio
- 2 empates
- 2 vitórias do Universidad Católica
22/08/1985 - Universidad Católica 2 x 2 Grêmio (Amistoso)
01/09/1998 - Grêmio 5 x 1 Universidad Católica (Copa Mercosul)
15/09/1998 - Universidad Católica 1 x 1 Grêmio (Copa Mercosul)
26/04/2011 - Grêmio 1 x 2 Universidad Católica (Libertadores)
04/05/2011 - Universidad Católica 1 x 0 Grêmio (Libertadores)