Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva após o treinamento da manhã desta segunda-feira (4), no CT Luiz Carvalho. Antes da viagem para a Argentina, onde o Grêmio fará a sua estreia na Libertadores, o técnico confirmou a ausência de Michel na partida de quarta-feira (6), contra o Rosario Central e admitiu que, apesar da longa experiência na competição, sempre há um pouco de nervosismo antes da primeira partida.
— É uma competição muito importante. Claro que sempre bate aquele nervosismo. É normal. Sobre o Michel, ele não viaja. Ainda está se recuperando da pancada no tornozelo e, em um jogo desses, o jogador tem que estar 100%. O substituto vocês saberão só uma hora antes do jogo — comentou.
Renato também falou sobre a preparação psicológica do time para enfrentar uma equipe que vem em um mau momento na temporada. O Rosario Central não vence um jogo desde 2018.
— Já tenho trabalhado a cabeça dos meus jogadores. Será um jogo difícil. Faz tempo que eles não vencem, e uma hora vai vencer. Temos que tomar cuidado com isso. Não tem jogo fácil na Libertadores. Principalmente na Argentina. Além disso, estamos falando de uma estreia. Vamos ter dificuldades sim, mas já preparei o meu grupo — analisou.
Marinho ou Montoya é uma das principais dúvidas que tem o treinador para a escalação na partida contra o Rosário Central. Sem confirmar quem será o titular, Renato ressaltou a qualidade de ambos atletas e explicou que ambos estão preparados para a partida na Argentina.
— O Grêmio sob o meu comando joga de uma forma há mais de dois anos e não vai mudar. Temos jogadores que jogam no esquema que gostam. Quem começa ou quem entra no jogo, sabe o que fazer e dará sempre o seu melhor para sairmos com a vitória. Independentemente de quem jogar, Montoya ou Marinho, eles estão preparados — explicou o treinador.
Um dos principais reforços do clube para a temporada, Diego Tardelli ainda não será relacionado para o jogo válido pela Libertadores da América. Segundo o treinador, a utilização do atacante dependerá somente da sua evolução nos treinos e recuperação de ritmo de jogo.
— Fica difícil dizer quando o Tardelli vai jogar. Eu já conversei com a preparação física, a ideia é relaciona-lo para a partida contra o São José. Agora se ele vai jogar é outra história. Quem dará a resposta é ele. Amanhã ele fará um coletivo contra a grupo de transição, junto com os jogadores que não viajam. Não adianta só fazer a parte física. Tem que trabalhar com bola também e adquirir ritmo de jogo — revelou o treinador.
Além disso, Renato falou sobre a possível contratação de Rafael Galhardo, atleta que passou pelo Grêmio em 2015 e que está no Vasco atualmente.
— Eu só gosto de falar de jogador quando ele está aqui. No decorrer dos jogos, a gente vai vendo o que precisa. Nunca escondemos que estamos atrás de um lateral-direito e de um zagueiro para completar o grupo. Até porque, nem sempre o jogador vai poder atuar todos os jogos, por isso é sempre bom ter opções, já que disputaremos muitas competições. No mínimo duas para cada posição — finalizou.