O Grêmio das goleadas está implacável no Gauchão. Com 15 gols em cinco jogos, o time de Renato Portaluppi, que é líder isolado do campeonato, tem média de três a cada partida. Ainda que tenha empatado com o Aimoré, venceu Novo Hamburgo, Juventude, São Luiz e Caxias por placar igual ou acima de 3 a 0.
Mesmo que o treinador tenha utilizado time reserva em alguns dos compromissos pelo Estadual, a produção ofensiva tem se mantido em alta.
O repertório tricolor é marcado, sobretudo, pela construção coletiva das jogadas, o que já ocorreu oito vezes neste ano e simboliza o alto entrosamento que o grupo obteve em dois anos e quatro meses sob o comando de Renato. Veja um raio X sobre como cada gol gremista foi construído neste início da temporada 2019.
1) Juninho Capixaba, aos 40 min do primeiro tempo contra o Novo Hamburgo (jogada coletiva)
Em tabela com Pepê pela ponta esquerda do ataque, o lateral gremista recebeu dentro da área e concluiu de pé esquerdo, no canto de Gustavo.
2) Marinho, aos 9 min do segundo tempo contra o Novo Hamburgo (jogada coletiva)
Após tiro de meta cobrado por Paulo Victor, Thonny Anderson desviou de cabeça e o meia-atacante, dentro da área, escorou de pé esquerdo para o gol.
3) Pepê, aos 26 min do segundo tempo contra o Novo Hamburgo (jogada coletiva)
A jogada inicia com Leonardo, pela direita, que tabela com Marinho e passa para Jean Pyerre, na entrada da área. O meia serve Pepê, dentro da área, que conclui de pé direito para a rede.
4) Matheus Henrique, aos 37 min do segundo tempo contra o Novo Hamburgo (jogada coletiva)
A jogada começa com o próprio Matheus, que passa para Jean Pyerre e este serve Pepê na ponta esquerda. Ele cruza alto para a área e a bola cai no pé de Marinho no lado direito. O meia-atacante faz novo cruzamento para a área e Matheus escora de cabeça na trave. No rebote, o volante ganha de Gustavo e, na pequena área, finaliza com o pé direito para o gol.
5) Juninho Capixaba, aos 33 min do primeiro tempo contra o Aimoré (jogada coletiva)
Rômulo faz lançamento para o lateral gremista, que ingressa em velocidade na área, ganha de Renato e, na pequena área, desvia de Pitol com chute de pé esquerdo.
6) Jael, aos 27 min do primeiro tempo contra o Juventude (pressão ao adversário)
Marinho aproveita erro de passe do adversário e serve Luan, que desvia do goleiro. O volante Aprile salva o gol, mas Jael pega o rebote e enche o pé esquerdo para estufar a rede.
7) Jael, aos 26 min do segundo tempo contra o Juventude (pressão ao adversário)
Maicon desarma Moisés na área e a bola sobra para Everton, que vence o goleiro e devolve para Maicon deixar Jael livre na pequena área. O centroavante escora de pé direito para o gol.
8) Maicon, aos 44 min do segundo tempo contra o Juventude (jogada coletiva)
A jogada começa com o próprio capitão, que passa para Jean Pyerre lançar para Vizeu na área. Ele dá assistência a Maicon, que, na pequena área, desvia de pé direito para a rede.
9) Everton, aos 17 min do primeiro tempo contra o São Luiz (bola parada)
Após falta cobrada por Jael, Carlão espalma a bola para frente e Everton, livre, conclui de primeira, de pé esquerdo e da marca do pênalti, no canto do goleiro.
10) Marinho, aos 5 min do segundo tempo contra o São Luiz (jogada individual)
O meia-atacante recebe a bola na intermediária, passa por um zagueiro adversário e manda um chute potente, de pé esquerdo, no ângulo do goleiro do São Luiz.
11) Luan, aos 12 min do segundo tempo contra o São Luiz (bola parada)
Após a bola bater na mão do zagueiro Pablo na área, a arbitragem marca pênalti. Luan pega a bola e manda chute de pé direito no canto para vencer Carlão.
12) Montoya, aos 36 min do segundo tempo contra o São Luiz (jogada coletiva)
Luan dá passe para Montoya, que ingressa na área, passa pelo zagueiro Thalheimer e finaliza de pé direito no canto do goleiro do São Luiz, que não alcança a bola.
13) Pepê, aos 8 min do segundo tempo contra o Caxias (pressão ao adversário)
A jogada tem origem em conclusão de Matheus Henrique defendida por Lee. No rebote, Rômulo faz o desarme e Jean Pyerre serve Pepê, dentro da área, que conclui de pé direito.
14) Pepê, aos 15 min do segundo tempo contra o Caxias (pressão ao adversário)
André rouba a bola da zaga do Caxias e dá assistência para Pepê, que surge livre dentro da área e desvia de Lee com um chute de pé direito no canto alto do goleiro.
15) Felipe Vizeu, aos 45 min do segundo tempo contra o Caxias (jogada coletiva)
Leonardo Gomes lança Thaciano, que dispara pela ponta direita e faz cruzamento rasteiro para Felipe Vizeu, bem posicionado na área, escorar de pé direito para a rede do Caxias.
Como fez o gol
8 - jogada coletiva
4 - ajudinha do adversário
2 - bola parada
1 - jogada individual
Com qual pé
9 - pé direito
6 - pé esquerdo
Quando saiu o gol
4 - primeiro tempo
11 - segundo tempo
De onde fez
4 _ pequena área
10 - grande área
1 - fora da área
Quem marcou
3 - Pepê
2 - Juninho Capixaba, Marinho e Jael
1 - Matheus Henrique, Maicon, Everton, Luan, Montoya e Felipe Vizeu