O Grêmio traçou como meta contratar entre quatro a cinco reforços para a temporada 2019. No momento, a prioridade é adquirir meio-campistas, para repor as saídas do volante Ramiro, que acertou com o Corinthians, e do meia Douglas, que não teve o contrato renovado.
A busca por um camisa 10 é tratada com máxima importância pela direção gremista. Há o entendimento interno de que esta é uma carência do elenco. Na maioria dos jogos de 2018, o técnico Renato Portaluppi foi obrigado a escalar um time com três volantes e três atacantes. Por isso, a necessidade de um armador.
Além disso, o Grêmio procura um volante com qualidade na saída de bola e vocação ofensiva, ou então um meia com bom poder de marcação e que atue pelo lado. A ideia é ter alguém que possa fazer a função que Ramiro fazia pelo corredor direito. Afinal, o substituto imediato, Alisson, tem um perfil mais ofensivo.
O clube deve buscar também um zagueiro, um lateral e um atacante. Antes de sair de férias, Renato deixou uma lista de reforços para a direção.