A Arena está pronta para receber os jogos do Grêmio em 2019. A troca do gramado, iniciada em 17 de dezembro, foi finalizada nesta semana. O Tricolor utilizará o campo pela primeira vez no dia 27 de janeiro, quando receberá o Juventude pela 3ª rodada do Gauchão. Antes, ocorrerá a primeira poda do novo campo.
— Se tivermos bastante sol nos próximos dias, o primeiro corte do novo gramado deve acontecer dia 2 de janeiro, mas dependemos das condições climáticas. Quanto mais sol, mais a planta desenvolve — aponta a agrônoma Francine Saraiva, responsável pelo tratamento.
Durante o processo realizado no final deste ano, uma espessa camada foi removida e a nova grama plantada em rolo lavado. Essa técnica, segundo a especialista, melhora o escoamento de água em dias de chuvas fortes.
— O campo está voltando à sua camada de solo original. A espécie de grama é a mesma utilizada anteriormente, o que mudou foi a técnica. A aplicação é feita com rolo lavado, não contém a camada de argila, que diminuía a permeabilidade do solo — completa Francine.
Ao longo de 2018, o técnico Renato Portaluppi manifestou mais de uma vez sua insatisfação com a qualidade do gramado. Até por isso, o tratamento mudou para a nova temporada. Todo o campo antigo foi removido e foram feitos pequenos buracos para permitir a oxigenação e descompactação do solo. Com uma máquina específica, ocorreu o nivelamento do local e, posteriormente, foi aplicada uma camada de areia para servir como base para a nova grama. Diferente do que vinha sendo feito, quando o rolo vinha com uma espessa camada de argila, desta vez, a grama é limpa, permitindo seu enraizamento dentro de 30 dias.
— Estamos investindo em tecnologia de ponta para garantir um gramado com alta qualidade e durabilidade. Sabemos da importância e influência do gramado durante as partidas. O Grêmio disputará, novamente, os principais campeonatos em 2019 e estamos preparados para a sequência que virá — finaliza o presidente da Arena, Mauro Araújo.