O técnico Renato Portaluppi voltou a ter o chamado "bom problema" para montar o meio-campo do Grêmio nos seis jogos restantes do Campeonato Brasileiro. A recuperação de Michel e a ascensão do garoto Matheus Henrique aumentaram o leque de volantes de qualidade à disposição do treinador. Porém, no esquema tático, só há lugar para dois.
No segundo semestre, a equipe gremista sofreu com as saídas de Arthur, para o Barcelona e Jaílson, para o Fenerbahçe. Por vários jogos, a dupla Cícero e Maicon ocupou o time titular. No entanto, defensivamente o time sentiu a falta de um meio-campista mais marcador.
Contudo, a volta de Michel resolveu esse problema. O volante recuperou-se de lesão e assumiu a titularidade a partir do empate com o América-MG, por 1 a 1, no dia 20 de outubro. Além disso, o jovem Matheus Henrique foi um dos destaques na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no dia 3, se colocando como mais uma opção.
Além de Michel, Maicon, Matheus Henrique e Cícero, Renato conta para aquele setor com Ramiro, que normalmente atua de forma mais ofensiva e o garoto Kaio. Além disso, os meias Thaciano e Jean Pyerre já fizeram esta função. No total, são oito jogadores no elenco principal aptos para jogar naquele setor.
No jogo contra o Vasco, no domingo (11), a tendência é que a dupla de volantes titular seja composta por Michel e Maicon.