Em meio às negociações para a renovação de contrato com o Grêmio, o técnico Renato Portaluppi tem ao menos uma certeza: sua estátua na Arena será inaugurada em 2019. A previsão inicial era para a semana de 15 de setembro, quando foi comemorado o aniversário de 115 anos do clube. Mas a complexidade do processo e algumas alterações atrasaram a confecção da peça.
O próprio técnico chegou a visitar, no final de agosto, o atelier em que os artistas Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga deram forma ao monumento, que reproduzirá a comemoração de Renato em um dos gols sobre o Hamburgo no Mundial de Clubes 1983.
Em vídeo da visita divulgado pela GrêmioTV, o técnico até "brincou com si mesmo".
— Você jogava pra c... — falou Renato.
Fato é que, após alguns pedidos de mudanças aos artistas por parte de Renato, a estátua já tem seu formato final. A etapa da confecção em curso neste momento é a de secagem do molde em gesso e fibra de vidro. Depois, ocorrerá a fundição em bronze. A estimativa preliminar é de que o monumento fique pronto em meados de janeiro.
A inauguração ainda não tem data definida. Mas o evento ocorrerá independentemente da permanência do técnico na Arena no ano que vem. Vale lembrar que a iniciativa de construção da estátua foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do Grêmio em dezembro do ano passado, após a conquista do tri da Libertadores - competição que Renato venceu como jogador e como treinador.