A temporada de 2018 do Grêmio foi marcada pela divisão de atenções entre as mais diversas competições. Em vários momentos, Renato Portaluppi se viu obrigado a escalar um time alternativo para poder suportar o ritmo de jogos e viagens. Desta forma, enquanto esteve envolvido nas Copas Libertadores da América e do Brasil, estas competições se tornaram prioridade em detrimento do Campeonato Brasileiro.
Eliminado na semifinal do torneio sul-americano, o Grêmio passou a ter o Brasileirão como única alternativa e uma vaga no G-4, que dá classificação direta à fase de grupos da Libertadores.
Na entrevista coletiva, após a vitória sobre a Chapecoense, Romildo Bolzan Junior e Renato Portaluppi fizeram questão de lembrar que o Grêmio somou dez dos últimos 12 pontos disputados. Para presidente e treinador, a equipe só não está na briga direta pelo título com o Palmeiras, pelo fato de ter se dividido entre três campeonatos.
- Um clube grande como é o Grêmio disputa várias competições. E aí muitas vezes você deixa de ganhar um título pela sequência de muitos jogos. Nos últimos quatro do Campeonato Brasileiro, o Grêmio ganhou três e empatou um. Só que nós tínhamos outras competições. Senão pode ter certeza que o Grêmio seria um candidato fortíssimo ao título do Campeonato Brasileiro - disse o técnico.
Observadas as quatro últimas rodadas, realmente o Grêmio teve um crescimento em relação aos concorrentes. Com o foco apenas no Brasileiro, são 10 pontos conquistados em 12 disputados, segunda melhor desempenho no período, atrás apenas do Botafogo, único a vencer todos os últimos quatro confrontos.
Para o comentarista Cléber Grabauska, da Rádio Gaúcha, a manutenção de uma base de time e esquema tático são as grandes armas de Renato nesta reta decisiva do Brasileiro.
- O Grêmio, apesar dos desfalques de Grohe, Kannmeann e Luan, mantém uma base de muita qualidade e um padrão tático que Renato, apesar das dificuldades consegue manter. Geromel, Maicon e Everton mantém uma estrutura diferenciada que sustenta e dá suporte para a fixação dos garotos Jean Pyerre e Matheus Henrique, as duas grandes novidades gremistas neste final de temporada. Nessas quatro rodadas pós Libertadores, o Grêmio, apesar do abatimento normal e dos desfalques, vai mantendo uma regularidade. Mesmo sem fazer grandes apresentações vence sem passar aperto. Isso mostra que o time é maduro e consegue jogar da mesma maneira dentro e fora de casa. Prova disso é que as melhores atuações nas últimas rodadas foram contra Atlético-MG e São Paulo, quando o time jogou como visitante.