O Grêmio enfrenta o River Plate na próxima terça-feira (23) no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores 2018. Nas 10 partidas disputadas até agora, o Tricolor sofreu apenas uma derrota, contra o Estudiantes, na fase de quartas de final. O ataque mais positivo do torneio já marcou 22 gols até agora e a defesa foi vazada em apenas cinco oportunidades.
Com Cícero jogando como homem mais avançado, o Grêmio demorou a furar a defesa dos uruguaios na estreia da equipe na maior competição do continente. O gol só saiu no segundo tempo, de rebote, com o capitão Maicon. No entanto, nem deu tempo de comemorar, já que logo em seguida o Defensor empatou.
Time: Marcelo Grohe; Madson (Alisson), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Jael) e Maicon; Ramiro, Luan e Everton (Maicosuel); Cícero.
O início do jogo foi preocupante. Os próprios jogadores admitiram que o técnico Renato Portaluppi "puxou a orelha" dos seus comandados no intervalo da partida. Parece que deu certo, já que Jael, Everton, Luan e Cícero balançaram a rede na segunda etapa.
Time: Marcelo Grohe; Léo Moura (Alisson), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Maicon (Cícero), Ramiro, Luan, Everton; Jael (Thonny Anderson).
O empate ficou de bom tamanho no Uruguai. Sem Luan, Leonardo Moura e Maicon, o time gaúcho viu os uruguaios melhores no primeiro tempo. Pedro Geromel foi sublime na defesa. Depois do intervalo, o Grêmio até igualou o poderio ofensivo. Renato Portaluppi avaliou o empate fora de casa de bom tamanho.
Time: Marcelo Grohe; Madson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Arthur (Alisson), Ramiro, Cícero (Michel) e Everton; Jael (Thonny Anderson).
O técnico Tite assistiu de camarote (literalmente) o show de Everton. A goleada na Arena foi a melhor atuação do time de Renato Portaluppi na competição e definitivamente colocou o "Cebolinha" e Arthur (que ainda estava no Grêmio) na mira da Seleção Brasileira. Vitória tranquila e chuva de gols.
Time: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Cícero), Arthur, Ramiro (Alisson), Luan e Everton; Jael (Thonny Anderson).
Com cinco titulares em campo, o time até saiu na frente com Ramiro, mas viu os donos da casa empatarem e "incendiarem" a partida. Os gaúchos só conseguiram superar o Monagas e o péssimo gramado com um gol de Jailson, de pênalti (sofrido por Cícero), nos acréscimos do segundo tempo. Vitória e alívio, já que o Grêmio poderia se complicar na tabela da fase de grupos.
Time: Marcelo Grohe; Madson (Lima), Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson e Michel; Ramiro, Cícero e Alisson (Maicosuel); Thonny Anderson.
Com Jailson negociado, Cícero ganhou uma vaga no meio-campo entre os titulares, assim como Thonny Anderson e Maicosuel. No primeiro tempo, a fraca criação ofensiva fez com que Renato Portaluppi mudasse o time. No segundo, o Rei da América tratou de acertar um belo chute e garantir para o Grêmio a segunda melhor campanha da fase de grupos.
Time: Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Bressan, Kannemann e Marcelo Oliveira (Paulo Miranda); Maicon, Cícero, Ramiro, Thonny Anderson (Thaciano) e Maicosuel (Lima); Luan.
Oitavas de final
Para defender-se um pouco mais do rápido time do Estudiantes, Marcelo Oliveira ganhou a vaga de Bruno Cortez. Para atacar com mais velocidade, entrou Pepê. As trocas não deram muito certo e os gaúchos se viram perdendo até os 43 minutos do primeiro tempo, quando Kannemann marcou um gol que ajudaria - e muito - os tricolores na partida de volta.
Time: Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan (Douglas) e Pepê (Marinho); André (Jael).
Com um resultado adverso no jogo de ida, o Grêmio precisava vencer. O time começou eletrizante, com um gol do "Cebolinha" logo no início. Porém, Pedro Geromel acabou falhando e deixando os argentinos empatarem. A partir daí, drama. O gol salvador de Alisson só veio nos acréscimos, quando Alisson ajudou a levar a partida para os pênaltis. Na hora das penalidades, Maicon, Everton, Jael, Alisson e André fizeram o dever de casa e o time avançou às quartas de final.
Time: Marcelo Gohe; Leonardo Moura (André), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson (Pepê), Maicon, Ramiro (Alisson), Luan e Everton; Jael.
Quartas de final
Renato Portaluppi surpreendeu a todos e escalou um time sem centroavante. Alisson apareceu entre os titulares, com Jael e André ficando entre os suplentes. O 4-2-3-1 virou 4-1-4-1, com Maicon à frente dos defensores. O resultado foi um time mais leve, com a surpresa da equipe dando assistência e Everton, mais uma vez, marcando para o Tricolor.
Time: Marcelo Grohe; Léo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Thaciano), Cícero, Ramiro, Alisson (Pepê) e Everton; Luan (Douglas).
Depois de uma vitória tranquila no jogo de ida, os gremistas viram os argentinos partirem para cima dentro da Arena. Aproveitando-se dos espaços, o time de Renato Portaluppi aplicou uma goleada sem sustos frente a quase 50 mil torcedores na Arena.
Time: Marcelo Grohe; Leonardo Moura, Pedro Geromel, Kannemann (Paulo Miranda) e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Thaciano, Cícero: Alisson (Douglas) e Everton (Jael); Luan.