A convocação de Everton para os amistosos da Seleção Brasileira, nos dias 12 e 16, contra Arábia Saudita e Argentina causou um desconforto no Grêmio desde o dia em que Tite anunciou a lista e o artilheiro gremista na temporada se tornou o único atleta em atividade no país a ser chamado.
Os dirigentes gremistas já deixaram transparecer a insatisfação e inclusive realizaram movimentações visando uma revisão nos critérios adotados pelo treinador da Seleção para formar sua relação de convocados.
Depois da direção e até do técnico Renato Portaluppi se manifestarem sobre o assunto, o capitão Maicon também falou sobre o tema.
— Eu acho que você vestir a camisa da Seleção Brasileira é o sonho de qualquer jogador. A gente já tinha perdido ele (Everton) e o Kannemann em outras duas oportunidades, que nos fizeram bastante falta, mas a gente sabe que agora é uma reta final, são jogos importantes e a gente precisa de todos os jogadores. Ele está muito bem, é merecedor de ser convocado, mas só o Everton que foi convocado de time do Brasil. Então é complicado, mas não somos nós que temos que decidir que ele vá ou fique aqui, mas sem dúvida a gente prefere que ele fique, porque é um jogador muito importante — disse o volante que esteve no grupo de suplentes para a Copa do Mundo da Rússia.
Se não for desconvocado, Everton irá desfalcar o Grêmio no dia 14, no Pacaembu, em São Paulo, contra o Palmeiras, assim como Kannemann, convocado para a seleção argentina.