Estão abertas novamente as inscrições para candidatos à vaga de Arthur no meio-campo do Grêmio. Jailson, o ocupante do posto até o jogo contra o Estudiantes, foi negociado com o Fenerbahçe-TUR e abre concorrência já a partir deste sábado (1º), frente ao Botafogo, pelo Brasileirão.
Os candidatos variam de idade e característica. Vão desde o veterano Cícero, 34 anos, até o imberbe Matheus Henrique, 19, passando por Michel, Ramiro, Thaciano, Kaio e Jean Pyerre. Sábado, o escolhido tende a ser Cícero, credenciado pelo gol de pênalti marcado contra o Atlético-PR. Para boa parte dos torcedores, Michel deveria ser o eleito. A médio prazo, Matheus Henrique, desde já apontado como o novo Arthur, deve ganhar espaço.
Vital para o bom funcionamento do time, o tema merece uma opinião até mesmo do mandatário do clube. Para Romildo Bolzan Júnior, a saída de Jailson se encaixa no processo de renovação de qualquer elenco. Tanto que, antes mesmo da negociação, a direção já pensava em um substituto. Ele acredita que, em pouco tempo, Michel ocupará a vaga.
— Agora que está de volta (estava lesionado), contamos com seu futebol — afirma o presidente Bolzan.
Comentarista da Fox, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, vê Cícero em desvantagem na disputa "por não ser propriamente um primeiro volante". E faz sua aposta:
— Neste momento, penso que o Grêmio acredite que Michel deva ter condições de jogar. Como o adversário nas quartas de final da Libertadores será o Tucumán, que é o que foi o Godoy Cruz no ano passado, será possível formatar um novo time como Maicon e Michel.
Confira o currículo de cada um dos candidatos à vaga:
Cícero
É homem de confiança do técnico Renato Portaluppi. Contratado para as semifinais da Libertadores do ano passado, provou sua utilidade ao atuar em diversas funções nos 11 meses que completou no clube. De centroavante a volante, o jogador de 34 anos larga em vantagem para ser o substituto de Jailson na sequência da temporada.
Ramiro
Volante de origem, Ramiro pode recuar novamente para suprir a ausência de Jailson. Caso Renato queira tornar o time mais ofensivo, Alisson ou Marinho poderiam ocupar a função de meia pelo lado direito e formar a dupla de volantes com Maicon e o ex-jogador do Juventude. Com bom passe e chute de longa distância, Ramiro é uma alternativa para encarar as retrancas.
Michel
Passou mais tempo no departamento médico do que em campo nos últimos 12 meses. Apesar da boa impressão deixada pelo rendimento na última temporada, fez apenas 12 jogos em 2018, enquanto batalhou para voltar de algumas lesões musculares. Recuperado, pode aparecer no time reserva do Grêmio neste sábado (1º) contra o Botafogo.
Thaciano
É a surpresa da lista. Thaciano chegou como uma opção para atuar como meia no início do ano. Mas sem espaço na função, foi improvisado por Renato Portaluppi como volante no time reserva e deu boa resposta nas oportunidades recebidas. Mesmo que não tenha a marcação como principal característica, compensa a falta de aptidão defensiva com muita entrega e qualidade técnica no passe.
É a próxima promessa em lapidação por Renato Portaluppi. Além da qualidade técnica dos tempos de meia no São Caetano, é um marcador dedicado sem a bola. Nas oportunidades que recebeu com o time reserva, se candidatou a ter mais espaço no grupo principal. É o jogador com as características mais próximas a de Arthur, hoje no Barcelona.