Pedro Geromel acostumou a todos com um alto nível de futebol apresentado: torcedores, imprensa e até o técnico da Seleção Brasileira, Tite. Não é à toa que ele compôs o grupo da Seleção na Copa do Mundo disputada Rússia e vem sendo considerado o melhor da posição no Brasil nos últimos anos. Mas a retomada dos jogos do Grêmio pós-Mundial não vem sendo tão boa para o defensor.
O Grêmio conseguiu classificação na Libertadores diante do Estudiantes nos pênaltis após vencer no tempo normal por 2 a 1. O primeiro gol gremista saiu logo cedo, marcado por Everton. Porém, dois minutos depois, Geromel perdeu uma dividida com o atacante Lucas Rodríguez, que empatou a partida para os argentinos, esfriando o forte começo do time de Renato.
Outro erro chamativo de Geromel aconteceu no jogo contra o São Paulo pelo Brasileirão. O zagueiro fez um estranho corta-luz para Marcelo Grohe, que não entendeu a jogada. Assim, a bola sobrou para Eder Militão. O lateral são-paulino cruzou para o gol de Diego Souza. Mesmo assim, o Grêmio conseguiu a virada no placar com dois gols de Everton.
A primeira derrota do Grêmio após a Copa do Mundo foi para o Vasco. O argentino Andrés Ríos antecipou-se a Geromel para marcar o gol da vitória do time carioca. A partida ficou marcada como uma das piores atuações da equipe na temporada de 2018.
Para dois ex-zagueiros do Grêmio, Baidek e Mauro Galvão, as falhas de Geromel são pontuais e representam apenas um momento não tão bom do zagueiro, que passou a ter mais holofotes virados para si depois de ser convocado para a Seleção Brasileira.
— O Geromel acostumou todos nós a um nível extraordinário de atuações. É uma situação nova, mas absolutamente normal. Ele mesmo faz uma autocrítica nas suas entrevistas e sabe que é preciso continuar trabalhando. Além disso, a zaga do Grêmio é muito unida. Se ele não vai bem, há outros que compensam como Kannemann e Grohe — comentou Baidek.
— Acho que é uma fase somente, mas agora ele tem o foco todo nele, pois é um zagueiro de seleção. Sobre ser um efeito da Copa do Mundo, acho que não é isso. Ele não tem perfil para um relaxamento involuntário — resumiu Mauro Galvão.
Falhas recentes de Geromel:
• Vasco 1x0 Grêmio - foi antecipado pelo atacante Andrés Ríos
• Grêmio 2x1 São Paulo - corta-luz equivocado para Marcelo Grohe
• Grêmio 2x1 Estudiantes - entrada mole na dividida com Lucas Rodríguez