A janela de verão europeia não ameaça apenas o Grêmio. Atlético-MG, primeiro adversário no Brasileirão depois da parada da Copa do Mundo, e Flamengo e Estudiantes, que cruzarão o caminho da equipe gaúcha na Copa do Brasil e Libertadores, também sofrem com a investida de clubes europeus. Os mesmos euros que seduzem Arthur levam embora estrelas do porte de Vinícius Júnior, Felipe Vizeu, Róger Guedes e Juan Otero, a estrela do Estudiantes.
Feitas as contas, o Grêmio é que tem sua base menos atingida. A pouco mais de duas semanas da reabertura dos calendários brasileiro e sul-americana, confira como se preparam os times que entram no radar de Renato Portaluppi.
ATLÉTICO-MG
Primeiro adversário do Grêmio na volta ao Brasileirão, dia 18, na Arena, o Atlético-MG luta para manter seu matador. Não faltam propostas para Róger Guedes, goleador do Brasileirão, com nove gols, que faz uma afinada parceria com Ricardo Oliveira, que já marcou seis vezes. Além de Al-Hillal e do Al-Wehda, ambos da Arábia Saudita, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, agora surge também o Porto, de Portugal, como interessado.
O mercado também mira o zagueiro Bremer, 21 anos, por quem o italiano Torino estaria disposto a pagar 2 milhões de euros (cerca de R$ 7,8 milhões). Formado na base, o volante Yago será emprestado ao Al-Qadisiyah, da Arábia Saudita.
Mantido no cargo, o técnico Thiago Larghi recebe como reforços o meia José Welison, que vem do Vitória, o uruguaio David Terans, também meia, e os atacantes Yimmi Chará, do Junior de Barranquila-COL, Denilson, do Vitória, e Edinho, do Fortaleza. Outro atacante, Leandrinho, do Napoli, da Itália, também pode chegar.
FLAMENGO
Vendido ao Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 209 milhões), Vinícius Júnior será o grande ausente do Flamengo nos dois confrontos com o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil, dias 1º e 15 de agosto. Não é o único problema do técnico Maurício Barbieri, efetivado no cargo, que também perde Felipe Vizeu, que poderia ser a reposição natural para Vinícius.
Embora tenha se reapresentado para a intertemporada, também está de saída o volante Jonas, que atuará no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O lateral-esquerdo Trauco, alegando insatisfação com o clube, nem se reaprezentou depois de jogar a Copa do Mundo pelo Peru.
Também será preciso renovar o contraro do peruano Paolo Guerrero, que se encerra em 10 de agosto. O volante camaronês Alex Song, ex-Barcelona e Arsenal, e o atacante holandês Ryan Babel têm seus nomes analisados pela direção.
ESTUDIANTES
Adversário do Grêmio nas oitavas de final da Libertadores, o Estudiantes-ARG vê sua base alterada para os confrontos marcados para 7 e 28 de agosto. O primeiro a sair foi o zagueiro Leandro Desábato, que aposentou-se após 423 partidas pelo clube. No sábado, o atacante colombiano Juan Otero teve confirmada sua venda ao Amiens-FRA, por 2,5 milhões de euros (11,6 milhões).
Otero deixa o clube após marcar, contra o Nacional-URU, os dois gols que garantiram a classificação da equipe para as oitavas de final, um deles, polêmico, de pênalti, no último minuto do jogo. Lucas Albertengo, atualmente no Monterey, do México, é cotado como seu substituto.