Renato Portaluppi projeta o Grêmio sem Maicon e, talvez, sem Everton para a volta ao Brasileirão. Os dois jogadores passaram a ser preservados dos trabalhos com bola a partir da última terça-feira (10) e contam com curto espaço de recuperação para enfrentar o Atlético-MG, dia 18, na Arena. Quem está de volta ao grupo é o zagueiro Pedro Geromel, que retorna da Seleção Brasileira.
Maicon não atua desde 6 de junho, quando saiu no intervalo contra o Palmeiras, na Arena. Desde então, realiza tratamento para lesão na panturrilha direita. Chegou a fazer trabalhos normais no início da intertemporada, dia 25 de junho, mas, por precaução, tem ficado fora das atividades de campo.
Everton jogou pela última vez dia 10 de junho, quando marcou o gol da vitória contra o América-MG, na Arena. Desde a volta dos jogadores, em meio a parada da Copa do Mundo, tem se queixado de desconforto, embora sem a existência de qualquer lesão.
A longa viagem a Fortaleza, onde acompanhou o nascimento do primeiro filho, aumentou o incômodo. Seu último trabalho com bola foi terça-feira. Ainda passará por avaliação antes do jogo contra o Atlético-MG.
Os cuidados com Maicon são maiores. Capitão do time, ele conseguiu regularidade de atuações em 2018, depois de passar por cirurgia no segundo semestre do ano passado. Operado no início de setembro, só havia voltado a atuar nos minutos finais da partida contra o Real Madrid, na decisão do Mundial de Clubes, em 16 de dezembro.
Está decidido que a volta dos dois jogadores não será apressada. Renato conta com o volante e o atacante para o primeiro jogo contra o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, dia 1º de agosto, na Arena.