Após a vitória sobre o América-MG, o técnico Renato Portaluppi comemorou a conquista dos três pontos do Grêmio sobre os mineiros. Apesar da satisfação pela exibição, o treinador valorizou a efetividade da equipe na Arena. Um dos pontos destacados da entrevista foi a confiança na recuperação do futebol de André. Confira o que disse Renato:
Avaliação sobre a vitória
"Não fico comparando a atuação de um jogo para outro. Cada jogo é uma decisão, importante buscar a vitória. Contra o Palmeiras criamos, mas não fomos felizes nas finalizações. Criamos oportunidades, fizemos o gol e três pontos. É o que importa. Vejo muitos times que não estão jogando bem, mas estão vencendo. Estamos a um ponto do vice-líder."
Estilo de jogo mais direto e lançamentos e André
"Quanto a bola longa, tem liberdade para fazer. Percebemos que o América-MG jogava com a linha, atinha espaços nas costas dos zagueiros. O América-MG levou mutos gols desta forma. O passe longo é característica do Cícero e do Everton. Não vou proibir de jogar com esta velocidade. Sabíamos que poderia acontecer. Quanto ao André, temos que dar um desconto. Ficou muito tempo parado no Sport, não fez a pré-temporada. Está atropelando as coisas, fez muitos gols por onde passou. Sem dúvida alguns, um grande jogador passa por essa fase e a bola vai começar a entrar. Temos André e o Jael. Agora vamos ter este tempo na parada durante a Copa, vou fazer alguns trabalhos especiais com ele. Depois da Copa, o André será um outro jogador".
Saída de Jailson e a suspensão de Everton
"Todos os jogadore são avisados, temos a programação de quem está com mais de um cartão. O Everton se distraiu hoje, jogou bem e fez o gol. Infelizmente aconteceu. Quanto ao Jailson ou outra negociação, o presidente vai explicar. Conversamos sábado, o presidente vai explicar. Tem muita especulação, mas o presidente irá esclarecer. Estamos concentrados que o clube irá fazer".
Reposição a Jailson
"Nós temos o Michel, Kaio, o Matheusinho. O Grêmio é grande e forte. Mais cedo ou mais tarde um clube vai vender. Fico feliz, o Grêmio tem vários jogadores sondados pelas conquistas. Fico feliz com isso. Querer um jogador é uma coisa, até ele sair é outra. Vamos esperar o que vai acontecer nesta janela. Se alguém tiver que sair, conversaremos. Mais temos jogadores para esta posição. Temos jogadores, mas vamos esperar as coisas acontecerem".
Queda de desempenho do Grêmio
"Não fico me queixando de jogadores que não jogam. Mas quem analisa, o Grêmio está sempre sem quatro ou cinco. Isso faz diferença para o entrosamento. Quem entra tem minha confiança, mas é normal cair um pouco de produção. Com todos estes problemas, estamos em quarto lugar. O Atlético-MG tem um ponto a nossa frente. Temos muitos problemas, mas estamos classificados na Libertadores, Copa do brasil e bem colocado no Brasileirão. Temos que melhorar, teremos tempo para recuperar os jogadores, treinar a parte técnica e tática, e o Grêmio volta forte após a Copa. Não é fácil mudar um ou dois nomes a cada jogo. Mas somos o quarto lugar no Brasileirão, é isso que importante. Não adianta apresentar um futebol maravilhoso e não ganhar. Criamos 13 situação de gols, mas fizemos um só. O que vale são os três pontos".
Douglas
"Está muto bem, conversei bastante com ele. Ele emagreceu e está treinado. Vai seguir trabalhando nestes dias de férias. Ficará jogando com a transição, sempre que possível. Quando voltarmos, teremos tempo para fazer alguns amistosos e encaixar ele. Vamos torcer para nada mais acontecer. Irá nos ajudar após a Copa do Mundo.
Lima
"Lima joga tanto por dentro quanto pelos lados. Temos jogadores que fazem mais de uma função. Perdemos o Ramiro, o Lima é quem mais se assemelha. Ontem nasceu o filho dele, foi para o hospital acompanhar a esposa e está emocionado. Ficou muito tempo em pé no hospital, é muito desgaste para o jogador. Estava se queixando de dores nas pernas, tem nos ajudado".
Thaciano
"É importante quem entra aproveitar as oportunidade. O Thaciano está entrando bem e fazendo gols, joga em mais de uma posição. É importante ter estes jogadores no grupo, podemos mexer sem trocar. Um jogador interessante, teve tempo para se adaptar. Está aproveitando. Se entrar, precisa mostrar a razão de receber a oportunidade. E ele está entrando muito bem".
Maicon e Ramiro
O Maicon está fora, é muscular. Coloquei o Ramiro na viagem e vamos aguardar. Temos mais três dias. Ontem sentiu muitas dores, vamos aguardar até quarta-feira. irá viajar e vamos reavaliando o o Ramiro".