Sem problemas de ordem médica ou mesmo jogadores suspensos, o Grêmio contra o Santos terá a primeira oportunidade de escalar o time tido pelo como a equipe "ideal". A entrada de André no lugar de Jael é a única mudança prevista na escalação utilizada contra o Cerro Porteño. A troca no ataque faz com que a escalação inédita já projete as fases decisivas da Libertadores e da Copa do Brasil.
O treinamento desta sexta-feira (4) teve praticamente todos os jogadores do elenco participando e divididos em três equipes. A exceção foi o atacante Hernane, ainda se recuperado de lesão, e que apenas deu voltas ao redor do gramado do CT Luiz Carvalho. Renato fez cobranças severa por marcação, acerto de passes e transição rápida.
A intensidade do trabalho foi muito grande, destacando-se o centroavante André com combinações e deslocamentos rápidos, além das efetividades nas conclusões.
Douglas foi outro jogador a se destacar. Ainda com dois quilos acima do peso ideal, e sem ritmo de jogo, o meia mostrou desenvoltura na criação e bom índice de acerto de passes. Há a possibilidade de Douglas voltar a fazer parte do grupo de concentrados para um jogo ainda antes da parada do Brasileira durante a Copa do Mundo, embora o técnico Renato se mostre cauteloso e se negue a fazer uma previsão.
Após a atividade técnico-tática, houve a exigência específica nas finalizações em bola parada ou jogadas combinadas. Oficialmente, o time para enfrentar o Santos será conhecido apenas 45 minutos antes da partida, mas a tendência é que tenha Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon e Arthur, Ramiro, Luan e Everton; André.
O último trabalho gremista antes do jogo contra o Santos acontece na manhã deste sábado (5), na Arena, com os portões fechados na primeira parte do treino.