Antes mesmo do treino da tarde desta quinta-feira (12) no CT Luiz Carvalho, o preparador físico do Grêmio, Rogério Dias, concedeu entrevista coletiva. Rogerinho, como é conhecido no ambiente do clube, projetou as próximas competições e a sequência pesada de jogos que o time terá já a partir deste sábado, quando começa o Brasileirão. Com a série de partidas e o pouco tempo de descanso, a retirada de titulares de alguns jogos até pode estar na pauta da comissão técnica, segundo o preparador. Mas não há ainda qualquer decisão sobre em quais jogos isto poderia ocorrer:
– Nós não conseguimos traçar hoje os jogos pontuais em que atletas possam ser eventualmente preservados. O Grêmio adota um protocolo de avaliação jogo a jogo, onde um conjunto de informações é repassado ao corpo técnico para a tomada de decisões. O Rogerinho e o "famoso CK" não colocam ou tiram ninguém do jogo – disse Rogério Dias.
CK é a sigla para o exame de creatina quinase, que mede o desgaste dos atletas através de uma coleta de sangue. Até a parada para a Copa do Mundo, o Grêmio irá disputar 18 jogos em 61 dias. Com média de uma partida a cada 3,4 dias, até o confronto com o Sport, dia 13 de junho, um descanso adequado entre os jogos será fundamental:
— Quando começa esse tipo de sequência, o preparador físico vira um "recuperador físico". Não há tempo para muita coisa. Nada recupera mais o atleta neste período do que o repouso — alertou o preparador.
Rogerinho falou também sobre a situação de André. E garantiu que o atacante está pronto para entrar em campo:
— O André chegou numa boa condição física, está totalmente integrado ao grupo de trabalho e apto a participar de um jogo. A duração, porém, só a própria partida vai dizer. Agora o que ele precisa é justamente de ritmo — afirmou Rogério Dias.
É possível que André seja utilizado pelo técnico Renato Portaluppi no jogo deste sábado (14), contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. Se isto ocorrer, mesmo que por alguns minutos, será a estreia do atacante com a camisa do Grêmio.