O Grêmio trata dos últimos detalhes junto ao Barcelona para concretizar a venda de Arthur. Já na Espanha, o CEO, Carlos Amodeo, e o advogado Gabriel Vieira, do departamento de futebol, contarão com a ajuda de um advogado espanhol, que será contratado pelo clube para prestar auxílio nas questões burocráticas da legislação de transferências no país.
Com dois representantes em Barcelona, o Grêmio também trata de questões referentes às garantias bancárias que o clube espanhol dará para a concretização do negócio, que envolverá o pagamento de 30 milhões de euros (R$ 120 milhões) parcelados e mais 10 milhões de euros (R$ 40 milhões) variáveis pelo desempenho de Arthur na Espanha. Será, de longe, a maior transferência da história do futebol gaúcho e a quarta maior do mercado brasileiro.
O acerto sobre o formato e os valores do negócio ocorreu ainda em Porto Alegre, em reunião intermediada pelo agente de Arthur, que teve a presença do secretário técnico do Barcelona, Robert Fernández. O Grêmio obteve a garantia de que o jogador só deixará a Arena no início de 2019.
A tendência é de que os emissários do Grêmio sigam na Espanha até o final da semana para acertar os trâmites restantes para a venda de Arthur. Ainda não foi definido como ocorrerá o anúncio oficial do desfecho da transação.