O Grêmio deu neste domingo (4) um passo importante para conseguir a classificação às quartas de final no Gauchão. A vitória por 2 a 0 sobre o Juventude elevou as chances de conseguir a vaga para 70%, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.
No início da rodada, a probabilidade era de apenas 17%. Inter, Brasil-Pel e Caxias já estão matematicamente garantidos no mata-mata. São José, São Luiz, Veranópolis e Avenida também estão perto da classificação. A oitava vaga ainda está em aberto, com mais chances para o Grêmio.
O Juventude (17%) e o Cruzeiro-RS (16%) também estão na briga. O Novo Hamburgo tem chances, mas o fato de jogar as duas partidas finais fora de casa reduz o percentual (4%). A situação mais crítica é a do São Paulo, que tem apenas seis pontos, 2% de chances de classificação e luta contra o rebaixamento.
O Grêmio pode garantir a sua classificação matematicamente na próxima rodada, no meio de semana. Para isso, precisa vencer o São Paulo-RG na Arena e torcer para que Juventude (contra o São José), Novo Hamburgo (contra o Avenida) e Cruzeiro-RS (contra o Inter) não vençam os seus jogos.
A equipe de Renato Portaluppi recebe o São Paulo-RG às 21h45min de quarta-feira. No domingo, encara o Inter no Beira-Rio — inicialmente, o clássico está marcado para às 11h, mas pode ser ajustado para às 17h se o Grêmio não estiver classificado antecipadamente.
Chances de classificação às quartas de final do Gauchão
1. Inter 100%
2. Brasil-Pel 100%
3. Caxias 100%
4. São José 99%
5. São Luiz 98%
6. Veranópolis 98%
7. Avenida 96%
8. Grêmio 70%
9. Juventude 17%
10. Novo Hamburgo 4%
11. Cruzeiro-RS 16%
12. São Paulo-RG 2%