O Grêmio chega revigorado para o Gre-Nal de domingo. Com vaga encaminhada às quartas de final do Gauchão após a vitória sobre o São Paulo-RG, o técnico Renato pode contar com dois titulares importantes no clássico 413: Arthur e Luan.
O retorno do volante, que ficou 98 dias fora do time por uma lesão no tornozelo, fez a torcida vibrar na Arena como se o Grêmio tivesse feito um gol. Em pouco mais de 10 minutos em campo, Arthur ainda sentiu a falta de ritmo, mas não deixou de mostrar bons passes e chegar ao ataque. Após a partida, o jogador se disse emocionado com o carinho das arquibancadas.
– Muito feliz poder voltar a jogar. Fico feliz pela reestreia. Foi melhor até do que o esperado. Não senti nada de desconforto. Cobrança aumentou, mas é mais vontade de trabalhar ainda. Agradecer o carinho. Foi uma coisa emocionante. Primeira vez que toquei na bola, escutei e cheguei a me arrepiar – disse Arthur.
Em relação a Luan, o técnico Renato aguarda a recuperação da lesão muscular do meia-atacante. O jogador passará por exames médicos e reavaliações diárias até o domingo. Sua escalação será um dos mistérios do time para o clássico 413. Se contar com os dois titulares, o técnico Renato entende que sua equipe ganhará muito em entrosamento.
– São dois jogadores de qualidade grande, que nos ajudaram bastante. Para o treinador, é bom contar com todo mundo. Aí vou ter uma dor de cabeça boa para escalar a equipe. Algo que todos os treinadores gostam de ter. Vamos saber da lesão do Luan fazendo outro exame e conversar com o Arthur. Tomara que não tenhamos nenhum problema – explicou Renato.
O técnico disse não enxergar nenhum favorito para o clássico de domingo. Embora reconheça que o Inter está à frente na tabela do Gauchão, diz que o Gre-Nal se decidirá em campo.
– Clássico é clássico. O Inter é o líder do campeonato e o Grêmio é o oitavo. Mas isso não credencia o Inter como favorito. Clássico é superação de vários fatores, independentemente da posição da equipe. Se tivesse que ter favorito, seria o Inter. Mas não é favorito. Tudo pode acontecer – disse o treinador, que também pediu bom comportamento aos torcedores:
– Tem a rivalidade, mas que fique na boa. Que todos possam só torcer e dar exemplo para o país todo.
Fora de campo, Grêmio pode concretizar hoje a venda de Arthur ao Barcelona. Segundo o presidente Romildo Bolzan, a negociação com o clube espanhol avançou ontem e está em fase de conclusão. No total, a transação pode movimentar 40 milhões de euros (R$ 160 milhões), sendo 30 milhões de euros pagos em três parcelas e mais 10 milhões de euros variáveis com metas.
— As partes estão se ajustando. Creio que amanhã (hoje) se resolva definitivamente – disse Bolzan, antes de completar:
– Evoluiu para uma situação que contempla o Grêmio.