Garantido na convocação de Tite para os amistosos da Seleção contra Rússia e Alemanha, em 23 e 27 de março, o zagueiro Pedro Geromel desfalcará o Grêmio no Gre-Nal decisivo das quartas de final do Gauchão. O jogador também será baixa para o técnico Renato nos dois jogos da semifinal se o time garantir classificação sobre o rival.
Isto ocorre pelo fato de que Geromel viajará a Moscou para se incorporar ao grupo de Tite logo após o clássico deste domingo, o primeiro das quartas de final do Gauchão, que ocorrerá na Arena. O chamado na última lista de Tite antes da convocação definitiva para o Mundial aumenta as chances de que Geromel dispute a Copa na Rússia. Na prática, briga pela última vaga de zagueiro com Rodrigo Caio, do São Paulo, Gil, do Shandong Luneng-CHI, e Jemerson, do Monaco-FRA.
— Temos que nos ater ao lado técnico, de merecimento. Eu assisti aos treinos e a diferentes jogos. O Geromel merece pela grande Libertadores, grande Mundial, que o credenciam. Ele, Luan, Arthur, Grohe já foram convocados. Todos eles estão no nosso rol de acompanhamento. Mas seria injusto não convocá-lo — explicou Tite.
O chamado foi comemorado pelo zagueiro com uma breve mensagem em seu Instagram. De folga ontem após o Gre-Nal, Geromel se reapresentará hoje à tarde no CT Luiz Carvalho para iniciar a preparação para o clássico de domingo na Arena.
— Ser convocado para a Seleção é uma grande honra. Feliz pela oportunidade de representar o Brasil — destacou o zagueiro.
Por parte do Grêmio, o chamado de Geromel foi recebido com um misto de alegria pela valorização de um jogador do clube e preocupação pela ausência em um jogo decisivo. Para o diretor de futebol Alberto Guerra, a convocação de Tite premia um jogador há muito tempo no auge da condição técnica.
— Vejo com satisfação. Fico feliz, Geromel merecia. Mas ficará fora do segundo Gre-Nal (das quartas de final). O prejuízo para a equipe é muito grande — opinou o dirigente.
No fundo, entende Alberto Guerra, a culpa é do calendário do futebol brasileiro, por prever convocações em meio a jogos decisivos, fator que fragiliza quem mais investiu. Ainda assim, disse que o clube não deve pedir a desconvocação, sobretudo pela decepção que isso poderia provocar no jogador.
— A equipe que atinge uma boa condição termina por ser penalizada — observou Guerra.
Com a ausência de Geromel, o técnico Renato pode utilizar Bressan ou Paulo Miranda como substitutos. Mas, como é um dos homens de confiança do treinador no grupo e tem a experiência de ter jogado a final da Libertadores contra o Lanús na Argentina, no ano passado, Bressan sai em vantagem nesta disputa.
Para o primeiro Gre-Nal das quartas de final, Renato pode fazer outras mudanças no time. Em boas condições físicas, o volante Arthur é candidato a ingressar na equipe na vaga de Jailson. O centroavante Jael, que teve apagada atuação no último domingo, também pode ir para o banco de reservas. Assim, Alisson e Hernane surgem como alternativas para o clássico.
Calendário do Grêmio
Gre-Nal (Arena): 18/3
Gre-Nal (Beira-Rio): 21/3
Possível ida das semifinais: 24/3*
Possível volta das semifinais: 28/3*
Possível ida da final: 1/4*
Grêmio x Monagas (Arena, Libertadores): 4/4
Possível volta da final: 8/4*
*Jogos que dependem da campanha do Grêmio no Gauchão