A estreia do Grêmio na Libertadores, que acontece na noite desta terça (27), que está sendo tratada de maneira quase desigual pela imprensa uruguaia, é uma baita oportunidade para que o Tricolor largue com três pontos e encaminhe bem sua classificação. Obviamente, eu sei que ainda faltarão cinco jogos para terminar a primeira fase, sei que o jogo desta noite é contra um time uruguaio, campo pequeno, toda aquela coisa.
Mas não podemos ignorar o fato que temos em nosso grupo um time venezuelano que consegue a façanha de ser o 15º colocado entre 18 times no campeonato da Venezuela, o Monagas, e o Cerro Porteño, que já viveu momentos bem melhores. Além de sermos os atuais campeões da competição, coisa que pesa a nossa favor.
Por isso, mesmo com o desfalque fundamental de Arthur, acredito que o Grêmio pode voltar do Uruguai com uma vitória. Temos mais time que o adversário, uma defesa muito sólida (o que já nos deixa tranquilos logo de saída) um jogador diferenciado (Luan) e outros excelentes titulares, como Ramiro e Maicon.
Ainda estamos em início de temporada, o time mostra algumas dificuldades, como a falta de um centroavante para resolver o jogo quando a situação fica complicada, como vimos contra o Independiente, mas acredito que o grupo atual é suficiente para avançar tranquilamente de fase na Libertadores. Sobre o que comentei no começo do texto: acredito que é jogo para encaminhar classificação, sim.
Afinal, se largarmos com três pontos fora de casa, teremos três jogos em casa contra adversários mais fracos (um deles muito mais fraco) que o Grêmio. Dá para passar de fase tranquilamente, e guardar as emoções para as próximas fases (oremos que seja assim).