O caminho para o tetra da Libertadores não será fácil para o Grêmio. Além dos tradicionais River e Boca, que investiram forte em reforços de peso, os clubes brasileiros também se apresentam como fortes candidatos a rivais da equipe de Renato Portaluppi no caminho para a defesa do título da principal competição do continente. Enquanto Vasco e Chapecoense ainda brigam nas fases prévias da competição, confira como estão os outros brasileiros da Libertadores.
Flamengo (Grupo 4 com Emelec, River Plate e o vencedor)
A saída do técnico Reinaldo Rueda e a suspensão de Guerrero por doping tumultaram o início de ano do clube. Mas a direção agiu rápido e encontrou dois substitutos no Brasil. Após comandar o Bahia no Brasileirão do ano passado, Paulo Carpegiani foi o escolhido para treinar o time e tentar repetir o sucesso de 1981, quando conquistou a Libertadores e o Mundial. Para o ataque, enquanto Guerrero briga no CAS para ter sua suspensão reduzida, o Flamengo comprou Henrique Dourado do rival Fluminense.
Na temporada, a equipe está invicta. Nas cinco rodadas do Carioca, venceu quatro partidas e empatou uma. Mesmo que tenha iniciado o ano com uma equipe cheia de meninos da base, o sistema defensivo da equipe de Carpegiani ainda não foi vazado. Vinicius Júnior, que deve ir para o Real Madrid no meio do ano, ganhou mais espaço com a mudança de técnico, mas ainda não ganhou uma vaga garantida entre os titulares.
Time base para a Libertadores: César; Pará, Rhodolfo, Juan e Renê; Cuellar (Jonas/ Rômulo), Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Everton; Henrique Dourado
Cruzeiro (Grupo 5 com Racing-ARG, Universidad de Chile e vencedor da chave 3 da pré-libertadores)
Mano Menezes pediu reforços de peso e foi atendido. O clube investiu pesado para montar o time para a Libertadores e foi buscar o centroavante Fred no maior rival. Edilson e Bruno Silva também foram contratados para dar mais opções ao técnico, mesmo que só o lateral-direito tenha iniciado o ano como titular. Até o momento, quatro vitórias e um empate em cinco rodadas do Campeonato Mineiro.
Time base para a Libertadores: Fábio, Edilson, Léo, Murilo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Rafinha, Thiago Neves e De Arrascaeta; Fred.
Santos (Grupo 6 com Estudiantes, Real Garcilaso-PER e vencedor da chave 2 da pré-libertadores)
Após anunciar o técnico Jair Ventura e o retorno de Gabigol, a direção santista ainda busca no mercado um substituto para Lucas Lima. O meia, que foi para o Palmeiras, ainda não teve um substituto que agrade aos torcedores. Lucas Zelarayan, do Tigres-MEX, negocia desde o início da temporada, mas ainda não teve sua contratação confirmada. Eduardo Sasha foi buscado no Inter e está ganhando espaço com Jair Ventura. Nas cinco rodadas do Paulista, duas vitórias, duas derrotas e um empate.
Time base para a Libertadores: Vanderlei; Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Caju; Alisson, Renato, Arthur Gomes (Sasha), Vecchio e Copete; Gabigol.
Corinthians (Grupo 7 com Deportivo Lara-VEN, Independiente-ARG e Millonarios-COL)
O Corinthians lidera o grupo 1 do Paulistão com 12 pontos em cinco jogos. O atual campeão brasileiro, conseguiu quatro vitórias e uma derrota neste início de temporada. O principal destaque da campanha no Estadual é o meia Jadson. Com três gols em cinco partidas, o jogador retomou a titularidade e protagonismo do time. O problema é que a venda de Jô abriu uma disputa entre Kazim e Júnior Dutra, contratado do Avaí. A direção busca no mercado outra opção de centroavante para o técnico Fábio Carille.
O time base: Cássio, Fágner, Balbuena, Pedro Henrique e Juninho Capixaba; Gabriel, Romero, Jadson, Rodriguinho e Clayson; Júnior Dutra.
Palmeiras (Grupo 8 com Alianza Lima-PER, Boca Júniors e vencedor da chave 4 da pré-libertadores)
Sob o comando de Roger Machado, o Palmeiras é o representante brasileiro na Libertadores com melhor arrancada de temporada. Invicto no Paulistão, cinco jogos e cinco vitórias. Borja, que não teve muito sucesso no ano passado, parece estar melhor adaptado ao esquema de Roger e já marcou dois gols. Lucas Lima, que veio do Santos, é o principal articulador da equipe e deu duas assistências no Estadual. Gustavo Scarpa, que assinou com o clube após romper seu contrato com o Fluminense na Justiça, ainda não iniciou uma partida como titular, mas vai disputar um lugar com Willian.
O time base: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Diogo Barbosa (Victor Luis); Tchê Tchê, Felipe Melo, Willian, Lucas Lima e Dudu; Borja.