O Grêmio busca no Uruguai mais uma opção de camisa 9 para Renato Portaluppi. Com a liberação obtida junto ao Defensor-URU, primeiro adversário gremista na Libertadores, Gonzalo Carneiro, 22 anos, é o centroavante ficha 1 para ser contratado e brigar com Jael e Cícero pela titularidade.
Promovido ao time principal no ano passado, o jogador era o camisa 10 do time. Gonzalo Carneiro ganhou o apelido de "La Joya" de seus companheiros por suas atuações nos treinos. Fã de Suárez e Forlán, o uruguaio disse que Marcelo Zalayeta, ex-centroavante da Juventus-ITA, é sua principal inspiração no futebol:
— Zalayeta foi meu exemplo a seguir. O conheço há mil anos e ele tem me apoiado muito — disse Carneiro, em entrevista ao jornal Ovación.
Com 1m91cm, canhoto e com boa velocidade, Gonzalo é tratado como uma grande promessa uruguaia. Com 10 gols marcados na última edição do campeonato local, perdeu a reta final da competição para tratar de uma pubalgia.
— É um atacante jovem, alto, de boa capacidade técnica e condução de bola. Surgiu na base do Defensor e foi promovido ao time principal em 2017, quando o clube vendeu Maximiliano Gómez para o Celta de Vigo — comentou o repórter Jorge Savia, do Ovación.
A saída de Gonzalo Carneiro foi acertada entre o empresário do jogador, Pablo Bentancourt, e a direção do Defensor, que apresentou diversas ofertas para tentar renovar o contrato que encerraria em julho.