O Grêmio foi buscar no Rio de Janeiro o seu lateral-direito. Madson, 25 anos, foi comprado do Vasco da Gama para assumir a vaga no grupo de jogadores deixada com a saída de Edilson para o Cruzeiro. O jogador que teve sua contratação referenda por Renato Portaluppi, chegou nesta quinta-feira a Porto Alegre para realizar exames médicos e dar sequência nos trâmites burocráticos da transferência.
— O Renato fala muito bem deste jogador. Tem todos requisitos que um lateral precisa — disse Gérson Oldenburg, empresário e confidente do técnico do Grêmio.
Enquanto vasculhava o mercado, a direção ofereceu uma série de opções para Renato. Mas por conhecer as capacidades de Madson, o técnico recomendou a investida. Para contar com o lateral pelos próximos quatro anos, o Grêmio pagou R$ 2 milhões. O clube tentou oferecer Henrique Almeida ao Vasco, mas o clube carioca não aceitou.
— O Renato quer ele pela sua velocidade, é um jogador com muita capacidade para atacar — comentou o presidente Romildo Bolzan.
Na sua chegada à Capital na última quinta-feira (11), Madson passou rapidamente pelo saguão do aeroporto Salgado Filho. Acompanhado por um dos seus empresário, tentou despistar sobre seu futuro:
— Estou chegando agora, vamos sentar e ver o que vai acontecer. Não posso falar muito agora — disse o lateral.
Revelado nas categorias de base do Bahia na campanha do vice da Copa São Paulo de 2011, o lateral foi promovido ao grupo principal do clube baiano e ficou dois anos alternando entre o time titular e o banco de reservas. Em 2014, foi emprestado ao ABC e conseguiu bom destaque na disputa da Série B. As atuações chamaram a atenção do Vasco, que buscou o jogador em 2015.
Nos primeiros dois anos de Vasco, foi titular em boa parte das temporadas. No ano passado, no entanto, perdeu espaço com a chegada de Gilberto. Camila Carelli, setorista do Vasco da Rádio Globo/CBN, relembra a trajetória de Madson no clube carioca.
— Madson começou a temporada de 2017 na lista de dispensados. O Cristóvão não queria contar com ele, quase foi negociado com o Botafogo. Mas ele ficou e com o Milton Mendes, começou a ser utilizado. Foi testado e ganhou a posição. Quando o Gilberto se machucou em um clássico contra o Fluminense, Madson começou a jogar e não perdeu mais a titularidade até o final do ano — conta Camila, antes de falar das características do novo lateral gremista:
— É bom defensivamente, é alto (1m82cm) e ajuda na recomposição. E tem muita velocidade para chegar ao ataque, mas precisa melhorar o cruzamento. É um nome bom para puxar contra-ataques.
Ficha:
Nome: Madson Ferreira dos Santos
Idade: 25 anos (13/1/1992)
Naturalidade: Salvador
Altura: 1m82cm
Clubes: Bahia, ABC e Vasco