Renato Portaluppi permaneceu em Al Ain por conta do treinamento do Grêmio ao fim do dia deste sábado nos Emirados Árabes Unidos. A sua comissão, no entanto, estava atenta e acompanhou de perto o adversário da semifinal do Mundial de Clubes. Segundo o auxiliar técnico do Grêmio, Alexandre Mendes, o Pachuca "mostrou ser uma equipe aguerrida" ao vencer o Wydad Casablanca no segundo tempo da prorrogação:
— É difícil analisar um jogo para uma partida só. Temos que ver um padrão de comportamento dos últimos três jogos para ter uma definição melhor da equipe deles. O Pachuca mostrou ser uma equipe muito aguerrida, com uma transição muito rápida, toque de qualidade do Honda e uma defesa muito firme – analisou Alexandre Mendes no Zayed Sports City Stadium.
O integrante da comissão técnica do Grêmio, que estava ao lado do presidente Romildo Bolzan e do vice de futebol Odorico Román, avaliou ainda como o a equipe gaúcha fará para superar os mexicanos pela semifinal no Mundial de Clubes:
— Depende de como eles vão se comportar contra a gente. Se vai ser um time mais fechado, numa composição mais defensiva, ou se vai ser um confronto direto. Nós temos que manter a nossa qualidade, o nosso padrão de jogo, com toque de bola, mudança de lado e uma profundidade maior para tentar definir melhor as jogadas