O Ministério Público quer rigor absoluto na fiscalização para que torcedores não entrem com sinalizadores na Arena do Grêmio neste sábado (16), durante a realização da Fan Fest "Queremos o Planeta", e também para eventos futuros. A manifestação da Promotoria do Torcedor ocorre após recentes incidentes que deixaram torcedores feridos, sendo que um deles está em coma após inalar fumaça.
O promotor Márcio Bressani alerta que a Arena possui licença para realização de shows pirotécnicos, mas que torcedores não podem ter acesso a eles. Segundo ele, caso isso ocorra, a responsabilidade é compartilhada entre a organizadora do evento e quem estiver levando o artefato.
– Nosso objetivo é que não ocorram outros episódios de descumprimento. Este tipo de conduta, seja na Arena ou no Beira-Rio, não é permitida, por que não está contemplada no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) – adianta.
Ainda conforme o promotor, a avaliação é que não é necessário o impedimento do evento deste sábado. No entanto, Bressani garante que a repetição de ocorrências de torcedores com sinalizadores pode acabar gerando a cassação do PPCI da Arena, o que pode até gerar a interdição futura do estádio.
Segurança na Arena e Beira-Rio
Além dos fatos relacionados à Fan Fest, o MP também instaurou um inquérito para apurar suposta deficiência nas questões de segurança na Arena. A investigação será sobre suposta presença de público além da capacidade do estádio, número de seguranças e orientadores supostamente baixo e ainda se há comercialização indevida de cadeiras pertencentes a sócios do Grêmio.
O MP também encaminhou ofício ao Juizado Especial do Torcedor noticiando o que entendeu como "uso indiscriminado de sinalizadores" em uma partida de futebol feminino no dia 9 de dezembro, no Beira-Rio. Além disso, quer rigor máximo na fiscalização para que torcedores não entrem com artefatos pirotécnicos no jogo beneficente Lance de Craque, que será realizado também neste sábado (16), no estádio do Internacional.
Procurada pela reportagem, a Arena se manifestou informando que participará da audiência no Juizado do Torcedor. Além disso, questionada sobre a Fan Fest de sábado, a Arena informou que reforçou a segurança para evitar incidentes e que o uso de sinalizadores é proibido.
Nota completa
A administração da Arena do Grêmio informa que participará de audiência no Juizado do Torcedor com o intuito de colaborar com as autoridades no aprimoramento da segurança nos eventos. A Arena reforça seu compromisso de empreender os melhores esforços para assegurar uma experiência segura aos seus torcedores e de cumprir a legislação, sempre visando a qualidade dos serviços prestados.