O Grêmio definiu o nome de César Bueno para uma dupla função: ele vai ser o técnico do novo projeto do grupo de transição, e além disso, também vai ser integrante da comissão técnica permanente do grupo principal. A partir de 2018, o clube vai fazer modificações na estrutura do time alternativo. O novo nome será Plano de Integração da Transição com o Profissional.
Entre os pontos principais do sistema de trabalho, estão itens como limite de idade de 23 anos, elenco com apenas 18 atletas e preparação de carreira. Bueno já estava dirigindo a equipe de transição nos últimos jogos da temporada. Na derrota por 4 a 3 para o Atlético-MG, o time deixou uma boa impressão.
Agora, ele assume o novo desafio em um trabalho totalmente integrado ao grupo principal. Tanto é que o profissional fará parte da comissão comandada por Renato. O técnico, que passou pelas categorias de base do Coritiba e que está desde abril no Grêmio, também vai comandar o time nos primeiros jogos do Gauchão. Já está definido que será utilizado um time reserva, e a pré-temporada começa no dia 18 de dezembro.