A entrevista oficial da FIFA antes da decisão entre Grêmio e Real Madrid no Mundial de Clubes teve como uma das atrações a presença de Renato Portaluppi. O evento oficial foi no Zayed Sports City, local do jogo. Uma coletiva concorrida, com a participação de muitos jornalistas do exterior, principalmente da Espanha.
A curiosidade deles era sobre a declaração do técnico gremista, que disse em entrevistas anteriores que jogou mais do que Cristiano Ronaldo. Ao estilo de Copa do Mundo, Renato se sentou, pegou os fones para a tradução simultânea e aproveitou o seu momento de visibilidade internacional. Vamos acompanhar os principais trechos.
MISTÉRIO NO TIME
"Como sempre a escalação vai sair uma hora antes do jogo. Todos estão preparados, quem jogar vai dar conta do recado. Tenho um grupo e conto com ele. E quem sentar do meu lado no banco também vai estar preparado, e se entrar vai colaborar. Somente onze começam, então time só uma hora antes".
MANEIRA DE JOGAR
"O Grêmio tem uma maneira de jogar. Foi assim durante todo o ano. Não é agora que vai mudar. Nem tem tempo para isso. Vamos respeitar muito o Real, mas nosso estilo vai ser o mesmo".
JOGO MAIS IMPORTANTE DA CARREIRA DE TÉCNICO
"É o meu jogo mais importante como técnico. O ano todo foi maravilhoso. Não só para mim, mas para os jogadores também. Já fui campeão mundial como jogador, então coloquei isso na cabeça dos atletas. Chegamos com muita confiança".
DECLARAÇÕES DE QUE JOGAVA MAIS DO QUE CRISTIANO RONALDO
"Eu mantenho o que disse. Mas admiro muito o Cristiano Ronaldo. Ele tem muitas qualidades. Todos os anos ele procura quebrar os próprios recordes. Ele também é uma pessoa muito generosa fora das quatro linhas, e essa é uma grande qualidade. Mas é muito fácil para vocês que não me viram jogar elogiar somente o Cristiano Ronaldo. Eu bato palmas para ele. Em todos os sentidos. Mas para saber mais, vocês tinham que pegar e conversar com muitas pessoas que me viram jogar. A minha opinião é essa e continuo com ela. Cada um tem a sua, e eu tenho a minha também".
COMPARAÇÃO COM ZIDANE
"Com o Zidane não tem como comparar quem jogou mais porque são posições diferentes. O Zidane também é provavelmente um cara que não me viu jogar. Mas eu vi ele jogar. E jogava muito. E também é um grande técnico. Admiro demais. Gostaria de ter a tranquilidade dele fora de campo, mas não consigo. Mas também com aquele grupo que ele tem nas mãos (risos)".
FAVORITISMO
"O Real é o favorito na minha opinião. Por tudo que representa no futebol mundial e pelos jogadores que tem. Mas o Grêmio não veio passear. O torcedor pode ter certeza que vamos suar muito".