Renato Portaluppi ainda está confiante no fim de temporada do Grêmio. Mesmo com a queda de rendimento no segundo turno do Brasileirão, o treinador afirmou, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, que o time está bem — e é o melhor do futebol brasileiro, por ser o único que ainda está na Libertadores.
— É sempre bom vencer, porque te dá tranquilidae. As pessoas têm que ter respeito com o Grêmio. O Grêmio está no G-4 o campeonato todo, está disputando a Libertadores, é o único clube brasileiro. Chegou numa semifinal de Copa do Brasil. O Grêmio é o ataque mais positivo do Brasileiro. Vinha sendo elogiado pelo Brasil todo. Não vi nenhuma equipe jogar o que o Grêmio jogou. De repente, não ganhou dois jogos e dizem que não é mais o mesmo, que tem turbulência. O Grêmio vai muito bem, obrigado. É a melhor equipe do futebol brasileiro, porque é a única que ainda representa o Brasil na Libertadores. Parabéns para o grupo, para a diretoria. Grêmio está dando exemplo, porque disputou três competições e se manteve em alto nível. Tivemos alguns problemas e as pessoas já acham que está tudo errado. Para essas pessoas, eu digo: o Grêmio vai muito bem, obrigado — assegurou.
Para Renato, a falta de um meia articulador tem sido o principal desafio do Grêmio nas últimas semanas. Por isso, há uma preocupação em deixar Luan nas melhores condições até o jogo contra o Barcelona de Guayaquil, no dia 25.
— O Luan é um jogador que quer nos ajudar. Está sendo até chato nos últimos dias. Falei para ele ver o jogo do banco. Aí ele chega no vestiário com chuteira, pedindo para jogar. Quer nos ajudar, e ele é muito importante para nós. Vamos ver como ele vai se comportar no treino de amanhã (segunda). Vamos trocar ideias, sempre procuramos fazer o que é melhor para o time — explicou.
Antes de encarar os equatorianos pela Libertadores, o Grêmio tem mais dois jogos pelo Brasileirão: Corinthians, na quarta, e Palmeiras, no próximo final de semana. Para Renato, os grandes jogos têm sido frequentes na temporada gremista.
— Mais vestibular do que o Grêmio teve o ano todo, por disputar várias competições de alto nível... é mais um jogo de vestibular, mas o nosso grupo está preparado. Enfrenta qualquer adversário, joga em qualquer lugar de igual para igual. Contra o Corinthians vai ser pressão, contra o Palmeiras no domingo que vem é pressão. Depois, dia 25 é pressão de novo. Quem trabalha em grande clube sempre vai ter grande jogo. Vai ser mais um grande jogo de duas grandes equipes — completou.
O Grêmio assumiu a vice-liderança provisória do Brasileirão, com 49 pontos. O Santos fecha a rodada na segunda-feira e pode passar o time de Renato em caso de bater o Vitória na Vila Belmiro.