Quando Arthur retornar da Seleção, a negociação para a renovação de seu contrato com o Grêmio será intensificada. A proposta do clube é ampliar o contrato do volante até 2021 e elevar a multa rescisória. No momento, dois itens impedem o acerto: o salário e a forma do pagamento de prêmio pela assinatura do novo contrato. O empresário Jorge Machado, representante do jogador, e André Zanotta, executivo de futebol do clube, estão conduzindo as tratativas.
A primeira oferta do Grêmio foi rejeitada, por ser considerada muito baixa. Após duas reuniões, há uma diferença de cerca de 20% entre a proposta do Grêmio e a pedida de Arthur. A questão das luvas também está mais próxima de um acerto. O clube oferece quitar o bônus da renovação em quatro parcelas ao longo de 12 meses, enquanto o representante do atleta pede um número menor de prestações.
Apesar das diferenças, o tom da negociação é positivo. O desejo das duas partes é de que um novo contrato seja acertado nos próximos dias, até para que o salário de Arthur esteja mais de acordo com o que um titular, e um candidato a convocado à Copa do Mundo, recebe.