O jogo contra o Grêmio, nesta terça-feira, já é histórico para o Godoy Cruz: em sua terceira participação na Copa Libertadores da América, o time do interior da Argentina chega pela primeira vez à fase de mata-mata. Nas duas outras vezes em que se classificou para a competição, a equipe não conseguiu passar da fase de grupos.
Com o fim do Campeonato Argentino, na semana passada, o Godoy Cruz tem a Copa Argentina e a Libertadores para se preocupar. Na Copa Argentina, se classificou para a segunda fase após fazer 3x0 no Deportivo Santamarina, e agora enfrenta o Newell's Old Boys. Foi contra o mesmo Newell's que o Godoy Cruz encerrou sua participação no Campeonato Argentino. A vitória por 2x0 fora de casa, no entanto, não evitou que a equipe acabasse a competição na 14ª colocação.
Leia mais:
Na chegada do Grêmio a Mendoza, ordem é de foco total no Godoy Cruz
Jornal italiano noticia interesse da Inter de Milão por "coringa" Luan
Sem Maicon e Léo Moura, Grêmio leva 24 jogadores para Mendoza
Em 2017, a equipe argentina disputou 37 jogos – com 17 vitórias, seis empates e 14 derrotas. Pela Libertadores deste ano, o Godoy Cruz se classificou na segunda posição do Grupo 6, com 11 pontos em seis jogos. São três vitórias, dois empates e uma derrota, com 10 gols a favor e oito contra. Os goleadores da equipe são Garro e González, cada um com três gols, seguidos de Correa (2), Gimenez e Fernandez (1).
Equipe da pequena cidade de mesmo nome, o Godoy Cruz manda seus jogos em Mendoza, a 5 km de distância. Seu Estádio é o Feliciano Gambarte, o La Bodega, com capacidade para 18 mil torcedores. Por isso, na Libertadores, joga em Mendoza, no Estádio Malvinas Argentinas ou Mundialista de Mendoza, que tem capacidade para 40 mil torcedores. Na Libertadores, a campanha em Mendoza não empolga: uma vitória, contra o Sport Boys, e dois empates, contra Libertad e Atlético Mineiro.
O técnico da equipe é o argentino Lucas Bernardi, de 39 anos. Ele começou a carreira de técnico em 2015, no Newell's. Passou pelo Arsenal de Sarandí e chegou ao Godoy Cruz em dezembro do ano passado. Como jogador, foi volante do Newell's, vendido para o Olympique de Marselha em 2000. Depois jogou no Mônaco, de 2001 a 2008. Passou pela Seleção Argentina entre 2004 e 2005 e foi vice-campeão da Copa das Confederações na Alemanha.
O jogo de terça-feira será o primeiro confronto entre Grêmio e Godoy Cruz na história. Na história da competição, a equipe tricolor tem 16 confrontos contra argentinos, com quatro vitórias, seis empates e seis derrotas. No total, o time gaúcho fez 15 gols e tomou 19.
GRÊMIO CONTRA ARGENTINOS
83 - Estudiantes (La Plata) - triangular semifinal - Grêmio passou.
84 - Independiente (Avellaneda) - final - Grêmio vice.
02 - River Plate (Buenos Aires) - oitavas - Grêmio passou.
07 - Boca Juniors (Buenos Aires) - final - Grêmio vice.
14 - Newell's Old Boys (Rosário) - fase de grupos.
14 - San Lorenzo (Buenos Aires) - oitavas - Grêmio caiu.
16 - San Lorenzo (Buenos Aires) - fase de grupos.
16 - Rosário Central (Rosário) - oitavas - Grêmio caiu.
Em Porto Alegre:
8 jogos - 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
83 - 2x1 Estudiantes - Olímpico.
84 - 0x1 Independiente - Olímpico.
02 - 4x0 River Plate - Olímpico.
07 - 0x2 Boca Juniors - Olímpico.
14 - 0x0 Newell's Old Boys - Arena.
14 - 1x0 San Lorenzo - Arena.
16 - 1x1 San Lorenzo - Arena.
16 - 0x1 Rosário Central - Arena.