Em meio ao crescente assédio europeu, Luan comemora neste domingo, contra o Santos, na Arena, uma marca histórica como jogador do Grêmio. Será seu jogo número 200 pelo clube, com um total de 53 gols marcados, 29 deles na Arena, palco em que desponta como maior goleador.
Para este domingo, não está prevista qualquer homenagem ao jogador de parte da direção. O clube tem por norma esperar que a marca seja atingida para só então providenciar a cerimônia. Assim, Luan será homenageado dia 6 de agosto, no jogo contra o Atlético-MG, também em casa.
Leia mais
"Luan é uma prioridade para a Sampdoria", diz jornalista italiano
Grêmio considera baixa nova oferta e fará contraproposta à Sampdoria
Grêmio x Chapecoense é marcado para um domingo pela manhã
A sexta-feira foi marcada por novos rumores sobre a transferência do atacante para a Sampdoria. Depois de oferecer 12 milhões de euros, o clube italiano elevou a proposta para 18 milhões de euros (R$ 66,2 milhões) mais o percentual de uma venda futura, proposta que está em análise pela direção.
A posição do clube é não aceitar negociar o atacante de 24 anos, e um dos principais destaques do futebol brasileiro em 2017, por menos de 24 milhões de euros, cerca de R$ 88 milhões de reais. Mas isto poderá ser revisto.
– A oferta foi muito aquém do esperado. Mas já é melhor do que a primeira. Faremos uma contraproposta. Como é a segunda vez que o mesmo clube se manifesta, está na hora de fixarmos nosso preço – afirma o presidente Romildo Bolzan Júnior.
Realista, Bolzan admite até mesmo rever uma condição dada como irrevogável, que é a saída do jogador antes ainda do encerramento da temporada:
– Não podemos fazer nada se o comprador pagar e quiser realizar rapidamente a transferência.
A imprensa italiana aponta Luan como prioridade para a Sampdoria. Em entrevista ao repórter Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, o jornalista Daniele Trecca, do Calcio Mercato, explica que o clube de Gênova não medirá esforços para contratar o atacante gremista.
– Até agora, a Sampdoria gastou menos de 25 milhões de euros em reforços e já arrecadou quase 55 milhões de euros. Existe a possibilidade de uma grande compra, especialmente se o clube vender o Schick. Acho que, pelo Luan, o clube pode elevar a oferta para 18 ou até 20 milhões de euros – aposta o jornalista.
A perspectiva de atuar no futebol europeu talvez nem passasse pela cabeça de Luan no início de 2013. Foi quando o atacante, ainda um menino magrelo, de 19 anos, comprado Catanduvense-SP, desembarcou no Olímpico para treinar com o time sub-20. Mas a comissão técnica, liderada por Marcelo Mabília, identificou que o atacante, oriundo do futsal, necessitava de maior adaptação ao futebol de campo.
Por isso, a equipe de Mabília submeteu Luan a uma rotina de treinamentos especial. O garoto tratou de aprimorar fundamentos por seis meses para só depois ser relacionado para as competições do sub-20. Fez um trabalho intenso no "projeto Lapidar", incorporando noções de finalização, passe e movimentação tática. Além disso, trabalhou a parte física, ganhando massa muscular para suportar o desgaste das partidas.
– Identificamos que ele precisava de orientações específicas sobre o futebol de campo. A gente tinha algumas dúvidas sobre sua melhor posição. Começamos usando ele pela esquerda e depois como meia pelo centro. Mas onde ele melhor se adaptou foi como falso 9. É difícil orientar nesta função, a capacidade do jogador para render ali faz toda a diferença. De achar espaços e se movimentar – conta Mabília.
Luan disputou sua primeira partida pelo profissional do Grêmio em 29 de janeiro de 2014, contra o São José, no Passo D'Areia. Fazia parte do time B, montado por Mabília para disputar o Gauchão, enquanto a formação principal era preservada para a Libertadores.
Três anos depois, hoje o atacante é reconhecido como um dos melhores do futebol brasileiro. Estrela da equipe de Renato Portaluppi, teve em 2016 um ano mágico, com o ouro olímpico pela seleção e o penta da Copa do Brasil. Antes de atuar na Europa, ainda pode conquistar uma taça pelo Grêmio nesta temporada. Também é este o pensamento da torcida que, neste domingo, o verá vestir pela 200ª vez a camisa do clube.
O primeiro jogo - 19/1/2014
São José 1x0 Grêmio - Neste jogo, levou nota 6 na cotação de Zero Hora: "Apagado no primeiro tempo, tentou chutes enquanto pôde".
O primeiro gol - 29/1/2014
Brasil-Pel 1x1 Grêmio - Aos 25 do segundo tempo, recebeu passe dentro da área e, com qualidade, encobriu o goleiro Luiz Müller.
O 50º gol - 5/6/2017
Grêmio 2x0 Vasco - Aos 47 minutos do segundo tempo, recebe passe de letra de Gata Fernández e, já na pequena área, vence o goleiro Martín Silva com um chute de pé esquerdo.
Quem lançou
O técnico Enderson Moreira foi o primeiro a bancar Luan no Grêmio. Embora seu primeiro jogo como profissional tenha sido sob o comando de Marcelo Mabília contra o São José, pelo time B no Gauchão 2014, Moreira lançou o atacante no jogo com o Veranópolis, colocando-o no segundo tempo, na vaga de Kleber.
Primeira vez como titular
Foi também no Gauchão 2014, no primeiro Gre-Nal da temporada. No empate em 1 a 1 na Arena do Grêmio, o garoto formou dupla de ataque com Hernán Barcos. Naquele jogo, recebeu nota 5 na cotação de Zero Hora.
Melhor temporada
A mais marcante, pelas conquistas, foi 2016. Foi medalha de ouro com a seleção olímpica comandada por Rogério Micale nos Jogos do Rio, superando a Alemanha nos pênaltis. Além disso, fechou o ano conquistando o penta da Copa do Brasil, com gols fundamentais para o título da equipe de Renato.
Quatro temporadas, 53 gols
2017 - 14
2016 - 12
2015 - 18
2014 - 9
Acompanhe o Grêmio no Gremista Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:
ZHESPORTES