Apesar do alto desempenho nos últimos jogos, a maratona que o Grêmio enfrenta entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores começa a cobrar a conta. Com jogadores desgastados pelo curto intervalo entre as partidas, o técnico Renato pode começar a poupar alguns de seus titulares.
Os jogadores que mais jogaram neste ano, e, na teoria, estariam mais cansados, são Ramiro e Kannemann, que disputaram 26 dos 33 jogos realizados pela equipe nesta temporada. Logo atrás no ranking, com 25 jogos, estão Marcelo Grohe, Luan e Pedro Rocha.
Leia mais
Após vitória e treino de manhã, jogadores do Grêmio ganham folga no Rio
Como Pedro Ernesto narrou os gols no Maracanã: "Este é o Grêmio, senhores"
CBF confirma datas de Grêmio x Atlético-PR pela Copa do Brasil
O técnico Renato já poupou todo seu time titular na terceira rodada do Brasileirão, na derrota para o Sport, em Recife, com o objetivo de evitar lesões. Ainda assim, o técnico perdeu no jogo contra a Chapecoense dois dos jogadores que mais atuaram pelo time neste ano, o lateral Léo Moura, que atuou 24 vezes, e o centroavante Lucas Barrios, 20 jogos, que sofreram problemas musculares.
Até por isso, Renato, em entrevista ao programa Troca de Passes, do SporTV, após o jogo com o Flu no Maracanã, admitiu que pode poupar alguns atletas nos próximos jogos.
– É impossível o Grêmio jogar em todas as competições com a mesma equipe. Nós teremos problemas com lesões, cartões, talvez mudanças táticas. É importante que todos estejam bem. É o que está acontecendo no Brasileiro. Às vezes perdemos jogadores, como no último jogo, mas quem está entrando, dá conta do recado – disse Renato, que completou:
– O desgaste é nosso maior inimigo. Vai ter um ou outro jogo, principalmente do Brasileiro, em que vou ter que poupar. É impossível colocar em campo a mesma equipe em todas as competições. Isso sem falar da Liga, que está lá na frente. Dentro do possível, a gente vai mesclando, soltando. Mas o importante é que meu grupo está bastante motivado.
Veja quem mais atuou este ano no Grêmio:
26 jogos - Ramiro e Kannemann
25 jogos - Grohe, Luan e Pedro Rocha
24 jogos - Léo Moura
23 jogos - Michel
22 jogos - Everton
20 jogos - Geromel e Fernandinho
19 jogos - Barrios, Marcelo Oliveira e Jailson
18 jogos - Arthur
16 jogos - Bolaños
15 jogos - Thyere
14 jogos - Cortez
13 jogos - Lincoln
12 jogos - Maicon e Gata Fernández
11 jogos - Edílson
6 jogos - Bressan
5 jogos - Léo Jardim e Léo Gomes
4 jogos - Bruno Grassi e Maxi Rodriguez*
3 jogos - Kaio, Jael e Ty
2 jogos - Machado, Bruno Rodrigo, Douglas, Wallace Oliveira e Lima
1 jogo - Lucas Rex, Conrado, Lucas Coelho, Zé Augusto, J. Negueba, Iago*, Nicolas Careca, Rondinelly, Tilica, Jean Pyerre, Pepê, Beto da Silva e Balbino.
*Já deixaram o clube
Fonte: oGol
ZHESPORTES
Desgaste
Com calendário cheio, Grêmio pode poupar titulares: veja os candidatos
Time tem dura sequência entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores
ZH Esportes
GZH faz parte do The Trust Project