O mistério prossegue quanto ao time que Renato Portaluppi irá escalar para a partida da próxima quinta-feira, diante do Zamora, da Venezuela, no encerramento da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Líder da chave 8, o Grêmio soma 10 pontos e pode ficar com uma das três melhores campanhas desta etapa do torneio, caso conquiste mais uma vitória. Até o momento, River Plate e Atlético-MG, ambos com 13 pontos, são os donos dos melhores desempenhos da competição, sendo que apenas os argentinos ainda entrarão em campo mais uma vez.
Porém, com o acúmulo de jogos e viagens, Renato já antecipou que deverá fazer alterações na equipe, nos próximos jogos. No domingo, o Tricolor buscará manter a primeira posição do Campeonato Brasileiro e, na sequência, no dia 31, tentará confirmar vaga nas quartas de final da Copa do Brasil diante do Fluminense, no Rio de Janeiro.
Leia mais
Lesão de Musto não é grave e jogador segue na mira do Grêmio
Problema para o Fluminense: Sornoza fratura o tornozelo esquerdo e para por três meses
Nível de desgaste físico apontará quais jogadores Grêmio irá preservar nas próximas partidas
Sem o volante Ramiro, suspenso pela expulsão diante do Deportes Iquique, do Chile, o treinador gremista tem algumas alternativas para formar o time, desde que mantenha a ideia de força máxima diante da equipe da terra de Hugo Chávez. A primeira delas seria utilizar Fernandinho. Porém, ele pode optar por escalar Jaílson e adiantar Arthur ou ainda escalar o argentino Gastón Fernández, passando Luan para o lado direito.
Na tarde desta terça-feira (23), a primeira parte do treinamento aconteceu com portões fechados e, quando o acesso foi liberado para um dos campos do CT Luiz Carvalho, alguns titulares já não estavam mais trabalhando com bola, como o zagueiro Kannemann e o volante Arthur, que realizavam corridas.
Nesta quarta (24), Renato ainda vai comandar mais uma atividade na Arena, palco do jogo da quinta-feira. Se ele optar por colocar força máxima o time deverá ter: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel e Arthur (Jaílson); Fernandinho (Arthur) (Gastón Fernández), Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios.
Outra preocupação que poderá ter Renato para definir o time, além do desgaste físico, são os cartões amarelos. Dois jogadores gremistas estão pendurados e podem perder o primeiro confronto das oitavas de final, caso sejam punidos diante do Zamora: o goleiro Marcelo Grohe e o atacante Pedro Rocha. De acordo com o regulamento da Libertadores, após a etapa de grupos os cartões serão zerados e uma nova contagem será iniciada, mas aqueles que acumularem três punições ao término desta fase deverão cumprir suspensão automática.
*ZHESPORTES