Com três desfalques, o Grêmio dá neste domingo, contra o Botafogo, a largada no Brasileirão. Em busca do tri – foi campeão em 1981 e 1996 –, o clube ingressa em sua quarta competição na temporada com o desafio de retomar o bom desempenho do final do ano passado e exibido em escassos momentos neste 2017.
Edílson, suspenso, e Maicon e Bolaños, com lesão muscular, descaracterizam a base da equipe. As ausências, segundo Renato, explicam boa parte dos problemas.
– Não temos 50% da equipe que acabou o ano. Não é desculpa, mas complica – diz o treinador. Vice-campeão brasileiro em 2013, o técnico projeta uma campanha de regularidade e coloca o Grêmio como um dos candidatos ao título.
– Não somos piores do que ninguém, mas não tem melhores do que a gente – resume.
Leia mais
Grêmio x Botafogo: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Cotado para enfrentar o Botafogo, Arthur é elogiado por Renato
Renato ressalta lesões, mas minimiza instabilidade do Grêmio
Renato vai para sua quarta participação em Brasileirões como técnico do Grêmio. Na primeira, em 2010, assumiu com a equipe na zona de rebaixamento e a conduziu à pré-Libertadores. No ano seguinte, não manteve o desempenho e deixou o clube nas primeiras rodadas. De volta em 2013, fez do Grêmio vice-campeão brasileiro. No ano passado, com o foco voltado para a Copa do Brasil, que o Grêmio conquistaria, descuidou-se do Brasileirão e viu a equipe finalizar na nona colocação.
Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, o desempenho do Grêmio só é superado pelo São Paulo, apesar da falta de títulos. São 681 pontos contra 709 do clube paulista.
– Nos últimos 11 anos, o Grêmio tem feito uma média de 62 pontos por Brasileirão. É praticamente uma vaga por ano em Libertadores - destaca o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.
A exemplo do Grêmio, o Botafogo também foca a Libertadores, praticamente classificado para as oitavas de final. A vaga poderá vir quarta-feira, no jogo contra o Nacional-COL, no Engenhão. Uma das atrações para a torcida é o atacante Guilherme, emprestado pelo próprio Grêmio.
*ZHESPORTES