Aqui na Redação, uma das "leis Guerrinha", quando se trata de jogos do Brasileirão de pontos corridos, é: "qualquer um dos 36 jogos tem o mesmo valor".
A cada início de campeonato, nosso colega e comentarista brilhante fala a mesma coisa. E com razão. Ah, é claro, o mais fanático torcedor dirá que um clássico tem mais validade, motiva mais, bla bla bla. Mas isso não se confirma muito na tabela, não. Prefiro perder os dois Gre-Nais (que não ocorrerão neste ano, pelo fato de o coirmão enfrentar as agruras da Série B) e garantir uma vaga na Libertadores ou um título, do que o inverso. Essa rivalidade insana, que coloca o Gre-Nal acima de tudo, me incomoda. Mas, o assunto dessa coluna é a importância de uma boa largada no Brasileirão, já que estrearemos contra o Botafogo, na Arena, no domingo, dia 14.
Maicon está fora, mas Edílson deve voltar ao Grêmio contra Botafogo
"Não podemos pensar que tudo está errado", diz Marcelo Oliveira, ao analisar momento do Grêmio
Olhando o levantamento feito pelo colega Wendell Ferreira, noto que, desde o começo dos pontos corridos, ganhamos apenas três jogos, de um total de 13. E, voltando ao Guerrinha, aquela história de que "ah, perdeu na estreia, recupera logo ali", é balela. Mais uma vez, ele tem razão. Todos os times que ganharam o Brasileirão desde 2003, tiveram campanhas muito regulares. Ok, algum deles pode não ter largado com vitória, mas recuperou rapidamente, e manteve uma regularidade. Exceção feita, claro, ao fenômeno do Flamengo, em 2009, que largou mal e teve uma arrancada espetacular, muito fundamentada em um jogador de outro nível, Adriano Imperador.
Ainda estamos em maio, tem muito time se estruturando, alguns atrapalhados com várias competições, e sem foco no Brasileirão. O Botafogo é um exemplo da situação que citei acima. Tem um jogo decisivo três dias depois, contra o Atlético Nacional, pelo seu grupo da Liberta - caso perca, ficará a perigo, pois pega o Estudiantes, na Argentina, na última rodada. Então, essa é a hora de estrear bem no Brasileirão. Nós também teremos um jogo difícil contra o Fluminense. Mas, convenhamos: o Grêmio chegará ao jogo de domingo com uns bons dias de descanso, de treinos e com a possível volta de Edilson.
Ganhando do Botafogo em casa, resultado absolutamente normal, podemos embalar uma sequência de bons resultados (um empate e uma vitória, que tal?), nos jogos seguintes: Atlético-PR e Sport, ambos fora de casa. Seria um belo começo de campeonato, ideal para dar segurança para o time de Renato, para o técnico, e para uma sequência mais tranquila na Copa do Brasil e na Libertadores.