A conquista da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, se vier, será o desfecho perfeito do maio azul.
Um mês recheado de notícias positivas para o Grêmio, como a confirmação da importância de Lucas Barrios, o surgimento de Arthur, a recuperação de Luan e a consolidação do sistema defensivo, em que desponta a dupla Geromel e Kannemann. Sobre Arthur, vale o depoimento de Lucas, formado no clube e hoje no Liverpool-INGL.
– É um jogador altamente técnico, com um bom passe. Tem muita qualidade. Com mais experiência, vai aprender o momento certo de atacar – opina.
O aparecimento de novas alternativas de grupo, como Gata Fernández e Beto da Silva, que, finalmente, estreou, também integraram na lista de notas positivas no mês.
O jogo contra o Fluminense será às 19h30min, no Maracanã. Como venceu por 3 a 1 o jogo de ida, o Grêmio só precisa de um empate para assegurar a vaga e encerrar o seu maio perfeito.
Leia mais:
Lesionados só voltarão ao time titular do Grêmio após teste em treino coletivo
Edílson, Maicon e Bolaños seguem fora do time do Grêmio na partida contra o Fluminense
Barrios, o homem-gol
Artilheiro do time na temporada, com 11 gols em 17 jogos, Barrios consolidou seu grande momento no Grêmio.
Dos últimos 17 gols marcados pela equipe, nove foram feitos pelo centroavante. Em cinco jogos no mês, marcou cinco vezes – com destaque para os dois contra o Fluminense no 3 a 1 na Arena.
Por Palmeiras e Grêmio, Barrios balançou as redes em sete vezes contra o time carioca em quatro jogos, dois pela Copa do Brasil e outros dois pelo Brasileirão.
– Ele se adaptou bem a Porto Alegre, sentiu-se valorizado. Quando o atleta está em um bom ambiente, desenvolve seu fute bol. E o time do Grêmio também se adaptou a jogar com um pivô – diz Cléber, auxiliar de Tite na Seleção.
A afirmação
Renato relutava em usar Arthur como volante. Entendia que, pela qualidade técnica e estatura – 1m72cm –, o goiano de 20 anos deveria ocupar uma faixa mais adiantada do gramado.
Ao rever seu conceito e posicionar Arthur à frente da área, o técnico devolveu ao time a saída de bola qualificada da qual o Grêmio se ressentia desde a lesão de Maicon. As boas atuações já colocam o jogador na mira de clubes europeus.
Arthur conta com a admiração de especialistas da função.
– É um jogador fantástico. É o cara. Ajeitou o time. Marca, sabe sair jogando. Sabe a hora de prender a bola com qualidade e faz o time andar – elogia o ex-volante China, campeão da Libertadores e mundial em 1983.
A eficiência da zaga
Com a dupla de zaga titular, o Grêmio sofreu só três gols em cinco jogos neste mês. Ambos já foram importantes na conquista do penta da Copa do Brasil no ano passado e agora voltam a fazer a diferença.
Na avaliação do ex-zagueiro Mauro Galvão, o entrosamento de Geromel e Kannemann é fundamental para avançar contra o Fluminense, nesta quarta,
no Maracanã.
– Por já terem jogado juntos ano passado, o entrosamento é maior. Eles se completam. Mesmo que o time tenha perdido peças importantes como Douglas e Walace, quando você tem uma zaga afirmada, isso passa confiança ao resto da equipe.
Luan recupera bom futebol
Maio marca a recuperação de Luan. A volta do bom desempenho, acompanhado de gols, diminuiu o tom das críticas da parte da torcida que ainda o contesta. Outra consequência foi a volta à Arena de observadores de clubes europeus.
Até fazer um dos gols da vitória por 2 a 0 contra o Atlético-PR, Luan havia ficado pouco mais de um mês sem marcar. Na sequência, foram mais dois frente ao Zamora.
– Sabíamos que Luan voltaria a fazer gols. Ele não se entrega, ajuda a equipe o tempo todo. É isso que queremos dos nossos jogadores – destaca Renato Portaluppi.
Fora de campo, um contratempo foi a apreensão de seu carro em blitz da Brigada Militar na noite de sábado.