O Grêmio terá um adversário adicional nesta semana de jogos decisivos contra Guaraní-PAR, pela Libertadores, e Novo Hamburgo, pela semifinal do Gauchão: o desgaste. Com viagem em voo fretado ao Paraguai, a direção e a comissão técnica tentam minimizar o cansaço que o grupo de jogadores acumulará pelo curto intervalo entre as partidas, que é de 69 horas e 30 minutos.
Até segunda-feira, este intervalo era duas horas menor. Mas a Conmebol, a pedido do Fox Sports, canal detentor dos direitos da Libertadores, antecipou o jogo de quinta, em Assunção, de 21h45min para 19h30min. Assim, os atletas poderão descansar um pouco mais.
Leia mais
Kannemann lamenta erros: "São gols que poderiam não ter acontecido"
Com titulares na academia, treino tem Beto da Silva como "curinga"
Decisão entre Novo Hamburgo e Grêmio terá ingressos de R$ 70 e de R$ 80
Pela mudança, nesta segunda o supervisor Marcelo Rudolph passou boa parte do dia negociando com a empresa Gol, responsável por operar o voo fretado, para antecipar o retorno do Paraguai. Com o horário antigo, o jogo se encerraria pouco antes da meia-noite e a delegação jantaria no hotel Bourbon, em Luque, que fica a 30 minutos do Estádio Defensores del Chaco.
A decolagem do aeroporto Silvio Pettirossi ocorreria às 2h50min de sexta. Como a duração do voo é de 1h40min, o pouso em Porto Alegre seria às 4h30min. Com a antecipação, o jogo terminará às 21h30min de quinta-feira. Assim, o jantar ocorreria nos vestiários do estádio e o grupo seguiria direto ao aeroporto, onde embarcaria às 0h50min, com chegada estimada no Salgado Filho às 2h30min.
– Já fizemos a solicitação para a Gol mudar o plano de voo. Mas dependemos da autorização das agências nacionais e dos dois aeroportos para antecipar a volta. Devem nos responder até amanhã (terça-feira). Se não liberarem, vamos seguir com o plano que já estava aprovado – explica Rudolph.
A delegação do Grêmio terá 60 pessoas - com conselheiros, torcedores e profissionais de imprensa, o voo terá 85 passageiros. A bagagem levada pelos profissionais do clube pesará uma tonelada. Parte deste material será utilizado pelo preparador Rogério Dias no auxílio à recuperação dos jogadores. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Dias explicou como será a preparação.
– Nossa estrutura estará à disposição dos jogadores já na chegada ao Paraguai. No nosso retorno, apostaremos em conversa e trabalhos recuperativos. Provavelmente não iremos a campo, a não ser para trabalhos táticos. É descansar o maior tempo possível, se hidratar e alimentar adequadamente. As horas de sono farão a diferença para o lado positivo ou negativo – detalha Dias.
Além do sono, a alimentação terá cuidados especiais. A partir desta terça, haverá reforço nas refeições e suplementação oferecida após os treinamentos. Após a partida, os jogadores receberão marmitas térmicas com massa, frango e molho, acompanhadas de suco ou água. Dependendo do desgaste da partida, há jogadores que costumam pedir mais de uma marmita.
A nutricionista Katiuce Borges embarca para Assunção na manhã desta terça. Como a hospedagem será no hotel da Conmebol, o mesmo que é utilizado pela Seleção Brasileira quando atua no Paraguai, não há preocupação quanto ao cardápio que será servido.
– A cozinha é internacional e oferece segurança para uma alimentação de qualidade – afirma a nutricionista.
Desgaste em números
– O Grêmio já disputou 19 jogos em 73 dias
– Média de um jogo a cada 3,8 dias
– A partida com o Guaraní acabará por volta de 21h30min de quinta-feira
– A viagem de volta a Porto Alegre será feita logo após o jogo em voo fretado
– O deslocamento a Novo Hamburgo ocorrerá duas horas antes do jogo no domingo
– O intervalo entre o jogo com o Guaraní e o Novo Hamburgo será de 69,5 horas.
– O Novo Hamburgo não terá jogos durante a semana
ZHESPORTES