Renato Portaluppi valorizou a vitória do Grêmio sobre o Iquique. Após exaltar a "aula de futebol" do primeiro tempo, o técnico atribuiu a queda de rendimento na segunda etapa ao "nana neném". Confira o que disse o técnico:
Queda de rendimento
"O primeiro tempo foi uma aula de futebol. Falei para o time no intervalo e disse que o jogo não estava decidido. A bola pune, temos que ter cuidado durante os 90 minutos. Quando tempos oportunidade, temos que fazer os gols. No segundo tempo deu soninho, como também deu no Gre-Nal. Quase deixamos escapar o resultado. O puxão de orelha já foi dado. Que sirva de lição, não pode mais acontecer nos próximos jogos. Preciso falar com o meu grupo, só eu e eles. No mais, quero lembrar que ganhamos o jogo. É como mulher grávida, gosta de sofrer. Então fomos sofrer um pouco".
Troca de Léo Moura por Michel
"Tirei o Léo por que ele tem 38 anos, o jogo estava dominado. Eu faria a substituição novamente. Fiz muito bem a substituição. Coloquei o Ramiro para o lado para proteger mais a defesa. O problema foi o nana neném. Dormiram, acordaram e viram o que estava acontecendo. Outra coisa que acontece na Libertadores é ter apenas sete jogadores no banco. Ao invés de evoluirmos, voltamos um pouco no tempo. A substituição poderia ser diferente com mais jogadores no banco".
Leia mais
Cotação ZH: Luan é o melhor do Grêmio na vitória sobre o Iquique
Grêmio freta voo ao Paraguai para poupar grupo de desgaste na semifinal do Gauchão
"Não é ilegal, mas é imoral", diz Bolzan sobre troca de mando na semifinal contra Novo Hamburgo
Dificuldades no meio
"Não posso levar todos como sempre levo. Tenho 11 jogadores no Gauchão no banco. Quando fiz a substituição, já tinha avisado para o Léo. A saída de bola não foi o problema, o único problema do nosso time foi o nana neném. Só o sono que deu no nosso time. Não tenho que dar desculpa. Preciso conversar com o grupo. Espero que eles durmam bastante e que possa conversar com eles acordados".
Irritação
"Agora eles podem dormir, já acabou o jogo. Não estou irritado, estou até tranquilo demais. Alguém cantou no ouvidinho deles esse nana neném. Tiveram tempo de sobra para dormir na concentração. Teve um puxão de orelha, amanhã tem mais um pouco, mas demos uma aula de futebol no primeiro tempo. Só não matamos o jogo. Falei no intervalo que não estava satisfeito, poderíamos ter matado o jogo. A bola pune. Vou lembrar que o Grêmio ganhou a partida, erramos quando poderíamos ter errado. Dois jogos e duas vitórias no grupo".
Satisfeito pelo rendimento ou preocupado pelo segundo tempo?
"muito satisfeito., fizemos isso contra o Veranópolis por 90 minutos e hoje resolveram fazer só por 45. Poderíamos ter matado o jogo. Aí veio o nana neném. Isso eu corrijo, é fácil. Já tivemos uma boa conversa no vestiário. O duro é resolver quando não temos qualidade no time. Não vou xingar. Vou dar moral pra eles. Talvez venham três dias antes para a concentração, lá podem dormir. Ninguém vai fazer gols neles".
Pedro Rocha
"Ele é um bom garoto, tem nos ajudado bastante. Conversei com o Pedro rocha no intervalo, que ele poderia ter aproveitado duas chances. Nós explicamos e mostramos confiança, tudo o que posso fazer por ele. Eu passo tranquilidade e confiança. É um bom garoto, nos ajudou muito e foi decisivo contra o Atlético-MG. Pode nos ajudar mais, mas é um bom garoto.
Luan
"Ele ajudou bastante. O Luan esteve entre um dos três melhores da equipe, um dos que se salvou no segundo tempo.
Lição do jogo
"Foi o que falei para eles. Um dos assuntou foi este. Dormimos no segundo tempo. Mas ganhamos o jogo e vamos levar como exemplo. Não pode mais acontecer. Poderia acontecer um empate ou uma derrota. Já tinha cobrado bastante no Gre-Nal, que foi uns 15 minutos de cochilo".
O "nana neném"
"Foram dois jogos. No Gre-Nal, foi 15 minutos. Hoje foi 45 minutos. Deram uma cochilada. Isso é Libertadores, é difícil. O objetivo éramos ganhar o jogo. Acredito que o Grêmio, taticamente e tecnicamente, fez um primeiro como muito tempo eu não via uma equipe jogar. Tem que ter prazer em fazer gol, não importa o resultado".
*ZHESPORTES