A dramática vitória do Iquique-CHI por 4 a 3 contra o Zamora-VEN, nesta terça-feira, no deserto chileno de Calama, aumenta a obrigação do Grêmio na partida contra o Guaraní-PAR, quinta, na Arena.
Com a segunda vitória consecutiva, os chilenos chegam a seis pontos, apenas um a menos do que Grêmio e Guaraní, embora com um jogo a mais. Na próxima semana, o Iquique receberá o Grêmio.
A tendência, nesse ritmo, é que os dois classificados do grupo 8 só sejam conhecidos na última rodada. De definitivo, por enquanto, só a eliminação do Zamora.
O primeiro tempo sugeria uma vitória fácil do Iquique. As investidas pelas laterais, com Enzo Guerrero e Dávila, levavam constante perigo ao Zamora. Perigoso, o centroavante Álvaro Ramos quase marcou a 12 minutos, em chute de fora da área.
Aos 13, ele não desperdiçou. Lançado por Bustamante, Ramos ingressou pela esquerda e venceu Salazar com um chute por cobertura, com o pé direito: 1 a 0.
O atacante ainda marcaria de novo, aos 44 minutos, mas, como havia cometido falta sobre Filipetto, o gol foi anulado. O Zamora só ameaçava com os chutes do panamenho Clarke.
Leia mais:
Treino do Grêmio aumenta chances de Arthur começar como titular contra o Guaraní
O quadro se alterou por completo na segunda etapa. Indiferentes à altitude de 2,5 mil metros de Calama, os venezuelanos foram ao ataque, como última tentativa de salvação na competição.
O empate veio aos quatro minutos, em pênalti batido por Clarke. Aos 19, a virada, em arrancada de Gallardo, que deixou dois marcadores caídos antes de vencer Cortéz.
No desespero, o Iquique ainda chegou ao empate, em cabeceio de Rafael Caroca, aos 36. Mas sofreu o terceiro aos 39, em jogada de alta qualidade de Anthony Uribe.
Já nos acréscimos, aos 46, Rafael Caroca disparou de fora da área e empatou outra vez. Aos 49, o milagre chileno: depois de rebatida da defesa, Bielkiewecz completou para a rede: 4 a 3.
Deportes Iquique: Brayan Cortéz; Enzo Guerrero, Hernán Lópes, Tomás Charles (Bielkiewecz, 29'/2º) e Dávila; Rafael Caroca, Eduardo Farías (Villalobos, 12'/2º), Reynero e Diego Torres (Riquero, int); Bustamante e Álvaro Ramos.Técnico: Jaime Vera
Zamora: Carlos Salazar; Ángel Faría, Filippetto, Óscar Hernández e Mayker González; Luis Melo, Luis Vargas, Gallardo e Eduardo Sosa (Anthony Uribe, 26'/2°); Clarke (René Flores, 35'/2º) e César Martínez.Técnico: Francesco Stifano
Arbitragem: Gery Vargas, auxiliado por Jorge Baldiviezo e Roger Orellana (trio boliviano).Local: Estádio Municipal Zorros do Deserto, em Calama