Na final desta quarta-feira, pela primeira vez, Grêmio e Atlético-MG fazem um jogo válido pela Copa do Brasil. Porém, as equipes já se enfrentam há mais de 50 anos. Desde 1959, os times fizeram 63 jogos em competições oficiais. A vantagem é gremista, que venceu 23 vezes contra 21 dos mineiros. O empate aconteceu em outras 19 ocasiões.
Leia mais:
Espinosa projeta equilíbrio na final: "Duas grandes forças"
Imprensa mineira diz que Robinho pode decidir para o Galo
Ex-volante do Grêmio deseja voltar a Porto Alegre
Os gaúchos também levam vantagem na maior diferença de gols marcados em uma partida. A vitória mais elástica do Grêmio sobre o Atlético-MG foi na nona rodada do Brasileirão de 1996. No Estádio Olímpico, o Tricolor venceu por 5 a 0 com gols de Saulo, José Afonso (duas vezes) e Paulo Nunes (duas vezes).
Já as maiores goleadas dos mineiros sobre os gaúchos foram dois 3 a 0. Em 2001, no Mineirão, pelas quartas de final do Brasileirão, o Atlético-MG eliminou o Grêmio com gols de Marques e Guilherme Alves (duas vezes, foto abaixo). Em 2004, já na era dos pontos corridos, pela 22ª rodada, o Tricolor voltou a sofrer três gols no duelo: Márcio Mexerica (duas vezes) e Alex Mineiro marcaram.
A superioridade em número de gols também é gremista: foram 74 marcados contra 62 sofridos. Porém, o artilheiro do duelo é o ex-atacante Marques, do Atlético-MG, que balançou as redes seis vezes. Os goleiros Danrlei e Victor, com 16 jogos, foram os jogadores que mais aturam nos confrontos.
*ZHESPORTES