A saída de Roger Machado já durante o segundo turno do Brasileirão deixa o Grêmio em uma situação desconfortável para buscar um técnico para a reta final do campeonato. Há alguns nomes livres no mercado, além de treinadores que estão empregados, mas poderiam fazer a transição para a Arena.
Leia mais:
Bolzan lamenta saída de Roger e projeta mudança no departamento de futebol
Torcedor Gremista ZH: Roger caiu por um 2016 decepcionante
Após saída de Roger, Guerra e Rolim também deixam futebol do Grêmio
Ídolo livre
Renato Portaluppi já teve duas passagens como técnico do Grêmio. Primeiro, entre 2010 e 2011. Depois, em 2013. Está livre no mercado desde que deixou o Fluminense, em abril de 2014, e seria uma opção com apoio da torcida.
Ex-colorados no mercado
Dois ex-técnicos do Inter estão livres no mercado – ainda que ambos sejam de difícil negociação para o Grêmio. O primeiro é Muricy Ramalho. No entanto, ele passou por recentes problemas de saúde e por isso deixou o cargo no Flamengo. Abel Braga também seria uma possibilidade, mas a forte vinculação com o Inter complicaria uma eventual negociação.
Outros técnicos de renome
Vanderlei Luxemburgo já passou pelo Grêmio e seria um nome caro demais para o padrão da gestão de Romildo Bolzan. Além disso, tornou-se consultor na América após deixar o cargo de técnico do Tianjin Songjiang. O argentino Alejandro Sabella é um nome interessante e que está sem trabalho desde que deixou a Argentina, em 2014. Recentemente, teve problemas de saúde, e seria uma opção cara.
Alternativas viáveis
Dois nomes viáveis para o Grêmio e que estão livres no mercado são Ney Franco e Gilmar Dal Pozzo. Franco tem passagens por grandes clubes brasileiros, como Flamengo, Botafogo e São Paulo, mas está sem treinar desde que deixou o Coritiba no final do ano passado. Dal Pozzo já foi mais bem cotado por trabalhos em times de médio porte, mas recentemente foi demitido pelo Paysandu. Adílson Batista, que passou pelo Grêmio entre 2003 e 2004, está sem clube desde que deixou o Joinville no ano passado e, pela identificação com a torcida gremista, poderia receber outra chance.
Técnicos modernos
Milton Mendes e Fernando Diniz são considerados técnicos com um perfil semelhante ao de Roger, com ideias inovadoras de futebol. Por isso, podem entrar nos planos de Romildo.
Empregados
O Grêmio ainda tem a opção de tentar buscar um treinador atualmente empregado. Antonio Carlos Zago, que comanda o Juventude na Série C, surge como uma alternativa possível. Outro nome é o de Lisca, que já passou pelas categorias de base do Grêmio e está no comando do Joinville na Série B.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES