- Tu não és meu ponta esquerda.
Estilo de jogo do Grêmio ganha elogios no Corinthians
Essa foi a orientação de Roger a Luan após informar ao atacante a mudança de posicionamento que seria adotada para a reta final do Brasileirão. O problema é que a alteração deixou o melhor jogador gremista longe da área adversária, e mesmo que suas estatísticas se mantenham parecidas, ontem o atacante chegou há um mês sem marcar gols pelo Grêmio.
Movimentação de Luan contra a Chapecoense (Dados: Footstats)
Desde a partida contra o Santos, na 30ª rodada, que marcou o recomeço da competição após 10 dias livres para treinamentos, Luan deixou de ser o falso 9, uma posição que privilegiava a técnica do jogador gremista, e foi recuado para formar o trio que abastece o centroavante Bobô com Douglas e Giuliano.
Bruno Grassi sobre virada da Chapecoense: "Foi um dia difícil"
- A análise que precisa ser feita é que o movimento ofensivo com o Luan livre para girar pelo campo era positivo. Mesmo com a colocação do centroavante, que também rendeu vitórias e gols, o Grêmio se apresenta melhor sem a figura de um jogador fixo de área. Só analisando o movimento com o Luan livre, o jogo evoluiu melhor - avalia Valdir Espinosa, técnico campeão do mundo com o Grêmio.
Movimentação de Luan contra o Cruzeiro (Dados: Footstats)
Mais do que mudar o estilo da equipe, Luan virou a alternativa de Roger para encontrar uma opção efetiva para completar o trabalho que Giuliano faz pelos lados do campo. Sem encontrar em Fernandinho e Pedro Rocha resultados positivos, o técnico gremista aproveitou intervalo do Brasileirão para montar um time com Bobô na frente.
Movimentação de Luan contra o Santos (Dados: Footstats)
Como Roger falou durante o período de treino, a mudança é "para que o Bobô consiga empurrar os adversários para perto do seu gol e fazer com que Giuliano, Douglas possam circular e levar vantagem na entrelinha (espaço entre as linhas de defesa e meio-campo)".
"Se tiver que seguir a vida, sigo", diz Werley que está emprestado ao Santos e pode retornar ao Grêmio
Além da nova função tática, dores na sola do pé também podem estar atrapalhando o desempenho de Luan. Mesmo assim, o atacante se mantém como a peça mais importante do Grêmio. No Brasileirão, é o principal contribuidor ofensivo com oito gols feitos e mais seis assistências para os companheiros.
- Essa mudança foi pensada e treinada, o Roger é muito consciente. Deu certo contra o Santos, e quando ele precisou de velocidade colocou o Pedro Rocha e voltou para o sistema antigo. O Grêmio precisa de alternativas, não adianta jogar de uma só maneira. Os adversários aprendem como você ataca e defende, então é importante criar formas de sair disso. Não é de uma hora para outra que as coisas encaixam - defende o comentarista Roger Flores, da Sportv.
Movimentação de Luan contra o Palmeiras (Dados: Footstats)
O técnico Roger Machado terá a semana livre para treinar, afinar a movimentação das suas peças no tabuleiro e avaliar qual rumo adotar para os últimos sete jogos no Brasileirã. Seja para manter o sonho de alcançar o Corinthians na liderança ou só garantir a conquista da vaga direta à Libertadores de 2016.
As médias de Luan no Brasileirão:
Finalizações: 2,4 por jogo
Passes: 35 (89% de acerto)
Cruzamentos: 1,2 por jogo
Posse de bola: 1min20seg
Perdas de bola: 9,4 por jogo
Nos jogos em que atuou com Bobô como titular
Chapecoense
Finalizações: 2
Passes: 29 (22 certos - 75,9%)
Cruzamentos: 2
Posse: 1min31seg
Perdas: 6
Uma assistência
Santos
Finalizações: 2
Passes: 36 (35 - 97,2%)
Cruzamentos: 0
Posse: 1min34seg
Perdas de bola: 6
Avaí
Finalizações: 3
Passes: 39 (35 - 89,7%)
Cruzamentos: 0
Posse: 1min25seg
Perdas de bola: 13
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES