O lateral Matías Rodríguez foi contratado pelo Grêmio na metade de 2014 como um dos principais reforços daquela temporada. Contratado da Sampdoria, o jogador chegou com as credenciais de um ala ou atleta de chegada ofensiva pelos flancos, principalmente pelos grandes momentos apresentados na Universidad de Chile campeã sul-americana de 2011. Porém, nem sempre foi assim.
Na equipe chilena, Matías era ala direito no 3-5-2 e não tinha grandes compromissos com a marcação. No ataque, era letal. Muito por conta disso, o Grêmio dificilmente utilizou o atleta como lateral marcador. No jogo contra o Palmeiras, no Brasileirão 2014, o argentino chegou a atuar inclusive como meia direita.
Nesta fase inicial da temporada 2015, em especial no clássico Gre-Nal, Matías Rodriguez vem chamando atenção com boas atuações, inclusive na marcação. Em entrevista concedida nesta terça-feira, o atleta disse que, no início da sua carreira, era um lateral marcador.
"Na base do Boca Juniors, eu sempre fui um lateral muito mais de defender e não de atacar. Claro que com o tempo você vai evoluindo e vai adquirindo outros aspectos. De fato, na Universidad de Chile eu avançava bem mais", afirmou Matías Rodríguez.
Essas declarações podem reforçar a utilização de Matías como lateral-direito, no esquema 4-4-2 ou 4-2-3-1. O atleta tem contrato até o meio do ano e depende de uma renovação de contrato e uma negociação com a Sampdoria para permanecer ao menos até dezembro de 2015.
* Com informações do site da Rádio Gaúcha.
Não deixe de conferir a página do Gremista ZH
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*Rádio Gaúcha