Um dos jogadores mais importantes do Grêmio na temporada passada, Ramiro está totalmente recuperado e de novo à disposição de Luiz Felipe Scolari. O volante, que se lesionou durante a pré-temporada tricolor, entrou nos jogos contra Ypiranga e Cruzeiro e, agora, disputa uma vaga no time titular.
Mas ele terá espaço? Afinal, o clube contratou Marcelo Oliveira, Maicon e Cristian Rodríguez nesta temporada. Como Ramiro poderia ser utilizado por Felipão? Confira a opinião dos colunistas:
Diogo Olivier
Hoje, o melhor lugar de Ramiro é no banco. A lesão o colocou atrás na fila de volantes. Marcelo Oliveira, Maicon e Walace estão à frente. Como é um jogador útil e múltiplo, pode entrar como segundo volante para colocar o time mais à frente ou na linha de meias para reforçar a marcação. É uma espécie de 12º jogador de Felipão. Na temporara, é peça muito importante.
Luiz Zini Pires
Ramiro é adorado pelos treinadores. Foi titular com Vanderlei Luxemburgo, Enderson Moreira e Felipão. Mas 2015 não é 2013 e muito menos 2014. O meio-campo tricolor mudou, qualificou-se. Com Walace e Cebolla Rodríguez em dia e mais a chegada de Maicon, Ramiro - de futebol intenso, que marca bem, mas se atrapalha nos passes e lançamentos e tem baixa estatura - deve ser reserva. Opção.
Mas Ramiro precisa saber, assim como os torcedores, que um time de futebol não é mais composto por apenas 11 jogadores. No sistema de rodízio pregado por muitos técnicos, ele receberá novas oportunidades. Ele é do grupo dos eleitos de Felipão.
Cleber Grabauska
Ramiro começou no Grêmio como segundo volante. Já foi lateral. E no Gre-Nal dos 4 a 1 jogou mais avançado, praticamente como um meia, e chegou até a marcar gol. Se destaca pela ocupação de espaço e parece que, apesar de perder terreno com a lesão sofrida no início da temporada, ele está pronto para recuperar o seu espaço. Seja como volante, seja na linha de três.
Como volante, ele disputa posição com Walace, Marcelo Oliveira, Maicon e Felipe Bastos. E na linha de armadores, com Giuliano e Douglas, pois Cristian Rodríguez, o outro homem do setor, mesmo com o contrato curto, é titular absoluto. Nesse primeiro momento, vejo Ramiro fora do time. Mas, dos reservas, é o mais titular de todos e, como sempre, pau pra toda obra.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHEsportes