Introduzido no final do ano passado, o treinamento com os pés para os goleiros virou rotina na pré-temporada do Grêmio em Gramado. Mas ninguém imagina que, em pouco tempo, todos terão se transformado em Neuer, o alemão que concorreu segunda-feira, com Cristiano Ronaldo e Messi, ao título de melhor do mundo.
- A primeira obrigação do goleiro é defender a bola, não podemos mudar isso aí - realça o treinador de goleiros Rogério Godoy, 44 anos, que completará dez de Grêmio em agosto.
"Geromel não vai sair do Grêmio", garante empresário do zagueiro
Promovido por Vanderlei Luxemburgo ao grupo profissional em 2012, Godoy explica que a cultura de jogar com os pés é pouco desenvolvida no país. Por isso, o processo de aprendizado não será curto. Nesse momento, ele não cita sequer um goleiro brasileiro como comprovadamente bom nesse fundamento.
O que facilita a vida de Neuer, acredita o preparador, é o fato de atuar em gramados perfeitos como os da Alemanha.
- Eles se sentem muito mais seguros. Também é assim na Espanha - observa.
Ouça: colunistas avaliam formação do elenco do Grêmio
Nos treinamentos na Serra, Marcelo Grohe, Tiago, Leo e Vitor iniciam suas atividades misturados aos jogadores de linha. É quando treinam ações como posse de bola, domínio e raciocínio rápido, ponto de partida para quem usa os pés. Só depois os quatro vão para debaixo das traves.
- Goleiros possuem uma leitura ampla de campo. Mas precisam tomar suas ações de forma segura. Na dúvida, o melhor é chutar a bola para longe - alerta Godoy.
Custo da pré-temporada do Grêmio já foi além do previsto
Para o preparador, todos os goleiros brasileiros estão no mesmo nível quando se trata de usar os pés. Ao avaliar o potencial de Marcelo Grohe nesse particular, Godoy é econômico nas palavras.
- Ele melhorou bastante - resume.
Em conversa com Wortmann, Moreno mostra-se à vontade: "Tô dentro"
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
Não deixe de conferir a página do Gremista ZH de cara nova
*ZHEsportes